MArgarida deixo aqui o meu mail: [email protected] se quiseres adiciona
Beijinho
MArgarida deixo aqui o meu mail: [email protected] se quiseres adiciona
Beijinho
Obrigada pelos conselhos:-)
Eu estou ser seguida no Hospital privado da boa nova.. Mas em relaçao aos aparelhos não entendo muito:)
Beijinho
Á espera da ✿Leonor✿
Parto marcado para 29-11-2010
1♥♥♥5♥♥♥♥10♥♥♥♥15♥♥♥♥20♥♥♥♥25♥♥♥♥30♥♥♥(♥)♥♥♥**38**♥40
Olá!
Também vou ter consulta a 20 de Abril, estou tãso ansiosa!
Já fiz a primeira eco, onde vi o saco bem colocado, tudo no sítio, mas agora vou ouvir o coração da minha alegria!
Estou super entusiasmada!
Que corra tudo bem contigo é o que desejo!
Beijinhos e boa sorte
Estou tão feliz!!!
POS: 22/3/2010
DPP: 26/11/2010
Margarida, tens que ter calma e tentar diminuir essa ansiedade, não te faz bem a ti nem ao bebé! Como eu te compreendo, estou de quase 8 semanas e só tenho consulta dia 20. Já fiz uma eco e só vi o saco, mais nada, só sei que está lá alguma coisa porque o BHCG foi positivo.
Tenta relaxar e aproveitar esta fase da tua vida,tens ainda algumas semanas pela frente até teres o teu bebé contigo e agora tens que cuidar dele dentro de ti.
Eu sei que hoje em dia as pessoas ouvem tanta coisa que ficam em pânico, mas sabes que mais? Relaxa... há mais de 90% de hipóteses de correr tudo bem e isso é muito!
Preocupa-te apenas quando tiveres que te preocupar.
Beijinhos e boa sorte
Estou tão feliz!!!
POS: 22/3/2010
DPP: 26/11/2010
Olá mamãs,
Queira agradecer todo o apoio que me deram. Infelizmente abortei o meu futuro ontem. É com muitas lágrimas que peço que me tirem da lista de mamãs de Novembro.
Só desejo a todas uma gravidez saudável e muito muito feliz! Cuidam de as vossas bariginhas e que tudo corra as mil maravilhas.
Um grande beijinho para todas,
Rute
An angel in the Book of Life wrote down my baby's birth,
then quietly closed it whispering, ’Too beautiful for earth.’
Para ti meu amor da tua mãe que te ama para todo o sempre (11-04-2010)
Lamento imenso o que aconteceu, por mais palavras que possa dizer nada irá tirar a dor que estás a sentir, mas queria apenas dizer que se precisares de desabafar estás á vontade. Não há palavras que tirem essa dor mas por vezes podem atenuar um bocadinho.
Um beijinho muito grande e muita FORÇA.
<:P O meu apressado já nasceu com 35 semanas
Madrinha da Beatriz da nocas2010
Afilhada da Sofia Lourenço e da Hipo
Obrigada Pityta, foi muito tranquilizante ouvir as tuas palavras.. 90% é de facto muita coisa..
Entao é MESMO normal o medico so ver o saquinho o o saco vitelino c/ 5 semanas e 2 dias? Nao ha nada de anormal nisso?? A minha proxima eco é dia 24, altura em q fará 7 semaninhas..
Um beijinho
Felicidades a todas as futuras mãmas***
Á espera da ✿Leonor✿
A primeira consulta da gravidez
Texto: Patrícia Lamúrias
15 Fevereiro 2010
O teste acabou de dar positivo. É a sério. Vem aí um bebé. O próximo passo é ir ao médico. Saiba o que esperar desta consulta.
Depois de o teste dar positivo, quando devo ir ao médico?
Não é preciso ir a correr ao médico assim que descobre que está grávida, mas convém ir entre as sete e as oito semanas de gravidez. O tempo de gestação começa-se a contar a partir da data da última menstruação. O que quer dizer que quando falta o período já se está com um mês de gravidez.
O médico vai confirmar a gravidez com alguma análise?
«Costumo confiar no teste que a mulher fez em casa, até porque geralmente não fez só um», diz Eugénia Chaveiro, obstetra na CUF Descobertas. Celina Pires Rosa, médica de família no Centro de Saúde de Belmonte tem a mesma opinião: «Podemos repetir o teste imunológico de gravidez, porque o temos disponível no centro de saúde, mas geralmente não se justifica fazê-lo».
Vou fazer uma ecografia nesta consulta?
Não é habitual fazerem-se ecografias nesta fase, embora muitos obstetras a façam apenas para descansar a mãe. «Quando as grávidas vão à primeira consulta têm sempre o desejo de verem o bebé. Fazer uma ecografia nesta consulta não é fundamental, nem dispensa a das 12 semanas, mas a grávida ficará feliz por fazê-la», afirma Eugénia Chaveiro, que tenta sempre mostrar o bebé à mãe na primeira consulta. Mas, nesta fase, a eco pouco diz sobre a saúde do bebé e, às vezes, até pode baralhar. «Se for feita muito cedo ou se a grávida tiver ciclos irregulares, a ecografia pode dar informações contraditórias. Nessas situações é melhor esperar», alerta a médica.
Vou ouvir o coração do bebé nesta consulta?
Provavelmente não. Os equipamentos existentes não permitem ouvir o coração do bebé, apesar de já bater a todo o vapor desde a sexta semana de gravidez. Só é possível ouvir o coração a partir das 12 semanas, ou seja, na segunda consulta.
Para que serve o Boletim de Saúde da Grávida?
Uma das primeiras coisas a fazer nesta consulta é preencher o Boletim de Saúde de Grávida. A partir deste dia, nunca mais deverá largar este caderno verde, pois nele estará toda a informação sobre a sua gravidez. Leve-o consigo sempre que for a qualquer consulta médica ou à urgência. E não se esqueça de levá-lo no dia do parto. Dados pessoais, história familiar, antecedentes pessoais e obstétricos, resultados das análises e evolução da gravidez. Tudo ficará aqui registado. Após o parto guarde-o, é uma bela recordação da gravidez e será útil para uma próxima.
Que exames físicos me vão fazer?
O peso e a tensão arterial serão avaliados. Será feito um exame ginecológico para despiste de patologias, como lesões genitais, leucorreia (corrimento vaginal anormal), etc. e para relacionar o volume uterino com o tempo de gestação. Será realizado um exame de palpação mamária. E será pedida uma amostra de urina para ser analisada de imediato com um bastonete. O objectivo é detectar a presença de glucose (açúcar), de sangue ou de proteína e rastrear possíveis infecções.
Que exames vão ser pedidos?
As análises que constam do Boletim de Saúde da Grávida (ver caixa), uma citologia (exame para rastreio do cancro do colo do útero), se a última tiver sido realizada há mais de um ano, e a ecografia do primeiro trimestre (entre as 11 e as 13 semanas de gravidez).
Que medicamentos me vão receitar?
Se ainda não está a tomar um suplemento de ácido fólico, será aconselhada a tomá-lo. O ideal é começar a tomar este suplemento pelos menos dois meses antes da concepção, para evitar defeitos do tubo neural no bebé. Celina Pires Rosa costuma também receitar um suplemento do iodo, «desde que um estudo do Grupo de Estudos da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia constatou que existe carência de iodo nas grávidas do nosso país».
Quais serão os principais temas de conversa?
«A importância da vigilância pe-riódica da gravidez, a fisiologia e as alterações físicas e psicológicas que ocorrem durante a gravidez, as doenças infecciosas, as viagens, a actividade sexual e os hábitos (tabágicos, alcoólicos, medicamentosos)», enuncia Celina Pires Rosa. Os temas de conversa, explica a médica, «obedecem a uma check-list previamente definida e vão sendo abordados de forma sequenciada ao longo das consultas de Saúde Materna» (assim se chamam as consultas de gravidez nos centros de saúde). Eugénia Chaveiro acrescenta ainda como temas a alimentação, a explicação do rastreio pré-natal e os sinais de alarme.
É muito cedo para falar do parto?
«Creio que é mais sensato em cada etapa ir falando dos aspectos particulares que estão a decorrer ou prestes a ocorrer», defende Celina Pires Rosa. Eugénia Chaveiro concorda: «Respondo às perguntas que me fizerem sobre o parto, mas na primeira consulta não é habitual o parto estar entre as preocupações das mulheres. Têm outras mais a curto prazo». Assim, é natural que o médico não puxe por esse tema. Mas não deixe as suas dúvidas por esclarecer. Se o parto for já uma preocupação, introduza-o na conversa.
Vou ficar a saber se sou uma grávida de risco?
Sim. «Nesta primeira consulta é avaliado o risco pré-natal, usando uma escala padronizada (designada por tabela de Goodwin modificada). Para o cálculo deste risco são valorizados aspectos como a idade materna, os antecedentes obstétricos, as doenças crónicas da mulher. O somatório das diversas valorações dá-nos um número que permite classificar a gravidez como sendo de baixo, médio ou alto risco», explica Celina Pires Rosa.
Posso pedir o contacto do médico?
Nem todos os médicos têm por hábito dar o seu contacto pessoal. Mas os obstetras particulares, em geral, dão o número do telemóvel e ficam disponíveis para atender em situações de urgência ou dúvidas repentinas. Eugénia Chaveiro dá sempre o contacto pessoal. Nos centros de saúde é diferente: «Creio que não se justifica dar um contacto pessoal porque estamos sempre disponíveis, durante o horário de trabalho, através do telefone do Centro de Saúde. Por outro lado, o hospital de referência tem uma urgência obstétrica que funciona 24 horas por dia», justifica Celina Pires Rosa.
Análises pedidas na primeira consulta: quais são e para que servem
Grupo de sangue É essencial conhecer-se o grupo sanguíneo da mãe para se for necessária uma transfusão de sangue durante o parto e porque se o factor Rhesus (Rh) for negativo e o do pai positivo há fortes probabilidades de o bebé também ser positivo e entrar em incompatibilidade sanguínea com a mãe (principalmente no segundo filho). Nesta situação, administra-se à grávida uma injecção profiláctica de imunoglobinas
Hemograma (Hb, Hct, VGM, HGM) O hemograma serve sobretudo para excluir a hipótese de uma anemia (glóbulos vermelhos em baixo). Se a possibilidade se concretizar, o médico deverá receitar-lhe um suplemento de ferro e recomendar uma dieta rica em ferro. Geralmente, a anemia não causa problemas no bebé, mas a mãe sente-se muito cansada.
Coombs indirecto Esta análise só é pedida às grávidas com Rh negativo e serve para avaliar se houve trocas de sangue entre a mãe e o feto.
Glicemia Esta análise mede a quantidade de açúcar no sangue, para despistar a possibilidade de uma diabetes gestacional. Este tipo de diabetes revela-se na gravidez, uma vez que a placenta produz uma hormona que actua contra a insulina. Se isso acontecer, a grávida deve seguir uma dieta rigorosa. Mesmo assim, pode ser necessário levar injecções de insulina ou tomar medicação oral para controlar os níveis de açúcar. Tratando-se a mãe, evita-se que o bebé nasça com excesso de peso (macrossomia) e outras complicações.
Hepatite B (HBs Ag) A hepatite B é uma infecção viral no fígado. Se a mãe for portadora do vírus, o bebé pode desenvolver uma hepatite, o que implica cuidados imediatos à nascença.
Sífilis (VDRL) O teste Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) serve para determinar se a grávida já teve contacto com a sífilis, uma doença sexualmente transmissível. Se a doença for detectada durante a gravidez, a mãe deve fazer tratamento com antibiótico (penicilina), que também protegerá o bebé. O contágio pode provocar anomalias faciais e atraso mental.
HIV É importante fazer esta análise porque, se a mãe estiver infectada com o vírus de imunodeficiência humana (VIH), é possível reduzir o risco de transmissão ao bebé com o tratamento adequado.
Toxoplasmose Muitas grávidas estão imunes à toxoplasmose sem nunca terem tido qualquer sinal da doença. Não havendo vacina essa é a única forma de ficar imunizada. O risco de contaminação do bebé cresce do princípio ao final da gravidez, mas os efeitos da doença podem ser mais graves quanto mais cedo a apanhar (malformações, atraso de crescimento, atraso mental). Para prevenir o contágio do bebé, deve evitar-se a ingestão de carne mal passada, fumados, legumes e frutos rasteiros que possam estar mal lavados e o contacto com as fezes de gatos, pois podem estar contaminados com o vírus da toxoplasmose.
Rubéola O mais provável é que já tenha tido rubéola ou que tenha sido vacinada na infância. Mas convém confirmar a imunização. Uma infecção por rubéola no início da gravidez é inofensiva para a mãe, mas pode levar a graves lesões no bebé, principalmente oculares, auditivas e cardíacas. Os riscos de sequelas diminuem com o avançar da gravidez. A vacina não é recomendada a grávidas. O ideal seria fazer esta análise antes da concepção e, se for caso disso, tomar a vacina até três meses antes da gravidez. Quando a grávida não está imune deve vacinar-se no pós-parto para protecção de futuras gestações.
Urocultura Esta análise à urina serve para despistar eventuais infecções urinárias, que são vulgares na gravidez. Apesar de não ter efeitos directos no desenvolvimento do feto, a infecção urinária aumenta o risco de parto pré-termo. Quando detectada, trata-se com antibióticos.
Citomegalovirus (CMV) O CMV raramente afecta o bebé e quando afecta não há tratamento possível. Por isso, até há pouco tempo esta análise não era pedida a todas as grávidas. Apenas as mulheres que lidassem muito com crianças (pois são elas as principais transmissoras da doença) ou que tivessem algum sintoma (semelhante a uma gripe) faziam o rastreio. No entanto, a análise tem-se vulgarizado e, hoje em dia, quase todas as grávidas a fazem. Tal como na toxoplasmose, é possível ter sido infectada sem nunca ter havido suspeição da doença. Mas, ao contrário de outras doenças, pode haver reinfeccções. Nestes casos, só muito raramente há transmissão ao feto.
Respostas para as perguntas mais comuns
Posso pintar o cabelo? É preferível esperar pelo segundo trimestre.
Posso colocar unhas de gel? Sim.
Posso continuar a tomar duche com os mesmos produtos? Sim.
Posso continuar a ter vida sexual? Sim, se não houver nenhuma indicação médica em contrário.
Posso fazer exercício físico? Sim, desde que não haja nenhuma indicação médica em contrário.
Posso comer marisco? O risco do marisco são as intoxicações e as alergias. Se comer em pouca quantidade e se confiar na origem do marisco não há problema.
Posso dormir de barriga para baixo? Pode, enquanto se sentir bem nessa posição.
Retirei o ultimo post do site da revista Pais e Filhos.
Nesse artigo aconcelham que a primeira consulta seja entre as 7 e 8 semanas de gestação (talvez para poderem "ver / ouvir" alguma coisa).
No meu caso fui à primeira consulta com 6 semanas não vi nada, só ouvi as batidas cardiacas do feto (130), e estou super tranquila sem stress.
Eu fui ontem c/ 5 semanas e 2 dias..viu-se o saco gestacional e a vesícula vitelina...Como n ouvi nem vi nada tenho andado nesta ansiedade constante.
beijinho
Á espera da ✿Leonor✿
Já agora deixo aqui as medidas do saco gestacional as 5 semnas..
Vejam se acham que é o nomal neste tempo:=/
Beijinho a todas
8.0cm....5.3cm
Á espera da ✿Leonor✿
lopessantos - bem esta menina é uma enciclopédia ambulante obrigada por partilhares estas coisas, decerto que tiras muitas dúvidas ás meninas.
Grande parte das coisas já tinha conhecimento, mas é sempre bom ler estes comentários.
Beijos
Obrigada Angelicafaria ...
Sei que parece absurdo estar com tantos dramas, tantas dúvidas, tanta ansiedade..
Vou ser mãe se deus quiser pela 1ª vez, e só quero que tudo corra bem, e dentro do normal.
Como sou inexpriente tudo me assusta, e a angústia de pensar que nao está tudo bem deixa.me muito triste.
Talvez por ter lido muitos post sobre "gravidez não evolutiva", e por ontem nao ter visto nem ouvido o meu bebé fiquei assim..neste estado..
Agora espera pelo dia 24, dia em que completa as 7 semaninhas, e rezar para que quando chegar a consulta o médico me diga que está tudo bem, e que o meu bébé esta a crescer:)
Obrigada e Felicidades
Á espera da ✿Leonor✿
Quando descobri que estava gravida liguei logo para a minha médica a perguntar quando podia fazer a primeira eco e ela disse para ja não porque so vais ver o saco e vais ficar a sismar e por isso foi mais tarde e ja vi o coração do meu bebe. Vai tudo correr bem e não penses mais nisso que o teu bebe sente.
Beijinhos
Boa tarde
Cm estão todas??
bem eu hoje ando um pouco mal, não sei se terá a ver com ter sido operada em Novembro e ainda ter as cicatrizes recentes, mas da me cá umas dores principalmente no umbigo, esta tudo tão esticado passei a noite toda acordada a segurar a barriga para ver se não doía tanto, estou de quase 8 semanas e já tenho uma barriga tão grande que me mete confusão e o marido para me chatear diz que devo ter gémeos e eu digo lhe que engoli foi um barril.nunca mais chega a primeira consulta para saber se esta tudo bem e para ver isso das cicatrizes pois elas estão mesmo esticadas ate tenho medo de arrebentar
.
beijinhos
Leslie Estrela
Parabens a todas as novas mamas...
Hoje faço as 10 semanas, mais 2 e ja posso andar mais descansada...
Voces tambem tem dificuldades em dormir? Nao se consigo dormir uma noite inteira ä 1 mes...
Estou ansiosa por amanha oara a consulta de rastreio...
Anda me a apetecer muito melancia, mas ainda nao encontrei
O Zézito nasceu a 11/11/2010 as 6:32 com 49 cm e 3660 gr
ICSI em Agosto 2016 na MAC - 2 embriões congelados
TEC na MAC Nov /16 +++
O António nasceu a 05/07/2017 as 9:55 com 46 cm e 2545 gr, às 35 semanas de cesariana programada -Vasa Previa
Olá Bel. Eu estou grávida de 5 semanas e 3 dias.. Em relação ao sono, ou melhor, á falta dele, também me acontece.
Adormeço super tarde, acordo cedo, já para não falar nas vezes que acordo durante a noite (geralmente para ir fazer xi-xi).. Acho que este é o meu maior sintoma, senão mesmo o unico que consigo visualizar:-)
Tu tens mais alguns sintomas?
Beijinho e Felicidades para ti e para a tua estrelinha!!!
Á espera da ✿Leonor✿
Olá mamãs!
Quero agradecer todo o vosso apoio e carinho que me deram,
Infelizmente, as coisas não correram bem, confirmou-se a gravidez anembrionária!
Não desejo isto a ninguém! É uma tortura! Ninguém merece,mas,infelizmente, acontece e mto!
Agora é pensar na cura física e psicológica e depois, voltar ao ataque!
Mamãs,desejo-vos tdo de bom para vocês e que tenham todas uma gravidez saudável!
Beijokas!
Positivo:26-12-2010!!! A maior prenda de Natal que já tive!!!
Tudo tem uma razão de ser...nada acontece por acaso!!!
Lamento imenso o que aconteceu.
Estes dias são dificeis mas deverás continuar com esse espirito de lutadora. NUNCA desistas dos teus sonhos.
Beijinho grande e FORÇA
Olá linda
Olha põe bastante creme nas cicatrizes para hidratar bem e não ficarem secas, senão começam a repuxar.
E tenta não fazer esforços.
Não ligues muito aos comentários do teu marido, leva na brincadeira, os homens são mesmo assim o meu qd chega a casa chama-me barriguitas e começa a tirar-me as medidas e tb me goza por eu andar sp a dizer q a barriga está maior e que tá a ficar dificl de esconder
Beijinho
gilrute e sandralmeida
Tudo de bom para vocês! Em breve estarão de volta no tópico das grávidas! Nada de desanimar! Um beijinho enorme!
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++FORÇA++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Estrela_25
Eu também tenho uma cicatriz na barriga e tenho sentido o mesmo...
Já fiz de tudo para a cicatriz desaparecer...tratamentos, cremes, injecções...mas a maldita teima em dar ar da sua graça! Conforme cresce a barriga, tem-me feito imensa impressão! Tenho que hidratar mais a pele na zona da cicatriz!
Beijinho
Tenho muita pena, agora tenta ultrupassar (sei que mais facil falar...) e daqui a uns mesitos vens nos dar ûma boa noticia. Descansa e tem calma contigo bjs
TEC na MAC Nov /16 +++
O António nasceu a 05/07/2017 as 9:55 com 46 cm e 2545 gr, às 35 semanas de cesariana programada -Vasa Previa
Assim esta bem, linda barriga. A minha tb esta grande, mas ja o era ehehehe
TEC na MAC Nov /16 +++
Sintomas, os normais...
ir ao wc a cada meia hora,acordar de noite a cada 2 ou 3 horas para mais uma descarga, peito dorido, enjoos sao raros graça a Deus.
Bjs pra voces
Ja agora o que as meninas preferem?
Menino ou menina? eu queria um Zezinho, vamos a ver!!!!
TEC na MAC Nov /16 +++
Oi linda. Estou a sentir te mt nervosa. Pensa q isso n te fará bem. Neste momento tens q tranquilizar e cm mts meninas dissera´m, é mt cedo pa se ver já um coraçao a bater! Tens de ter mais calma. Ainda há outra questao depende da maquina q utilizaram para fazerem a ecografia. Relaxa. Tenho a certeza q todas as meninas estao a torcer por ti. Um grande beijo
*****Positivo: 27/02/10 ***** E quando menos esperamos..puf: ACONTECE!!! DPP 7/11/10
À espera da minha princesa... a Flor
****5****10****15****20****25****30****35**(*)*40
Olá Vânia.. De facto estou muito nervosa sim, com medo que nao esteja tudo bem...Acho que so vou ficar mesmo tranquila quando o médico me disser :"ele está aqui,está-se a desenvolver e o coração já bate"
Aí sim eu vou poder disfrutar a sério da minha gravidez.
Obrigada por todo o apoio e conselhos.
Beijinho
Á espera da ✿Leonor✿