Tenho uma duvida, eu e meu marido estavamos a pensar ir de férias para Luanda será que é permitido? Ou as companhias de viagens não permitem que grávidas com muito tempo de gestação viajem? É que uma conhecida minha disse que a partir dos 7 meses não era permitido viajar..Obrigado
a maior parte das companhias nao aceitam, nem com o termo de responsabilidade.
mas olha que nao é aconselhavel... ja viste bem a diferença que vai ser ao levantar!!! pode acontecer alguma coisa.
mas se querem mesmo ir, nao vas sem falar com a tua medica.
beijinhos
ines; lara e diogo
11 de setembro as mnhs estrelinhas conheceram os papas e a mana
madrinha e afilhada da minha querida dianavic, e do seu salvador.
madrinha da ana pimenta e com mt gosto!!!!
visitem : http://miminhosdos3.blogspot.com/
À parte da questão prática da viagem de avião em si, não te preocupa a questão das condições de saúde/higiene que (não) há lá? Provavelmente terás de levar vacinas. Tenho amigos que estão lá a trabalhar e dizem que não há muita higiene na comida.
Era um sítio para onde não iria grávida, a não ser por extrema necessidade, quanto mais por opção, de férias. Mas isto é a minha opinião, claro.
Há tantos sítios bonitos e seguros por aí
Bjinhos
Olá a minha bébé nasceu inesperadamente ás 32 semanas(7 meses),estava tudo a correr bem até aquele dia, tinha apenas 1,185 kgs! Tive de levar 2 injecções de urgencia para maturar os pulmões da minha bébé, teve de ficar internada na neonatologia, teve para levar 2 transfusões de sangue! Entre outras coisas!
Agora imagina se tivesse nascido em Africa...
DPP - 19/05/2010
Nasce a minha Princesa a 27/03/2010
Madrinha Babada da Inês da Taniaxana
Em relação as vacinas que haveria de tomar nao ha que me preocupar pois ja as tomei ano passado no verao,quando fui para la e duram 10 anos..portanto ainda falta pa voltar a toma-las.. e em relaçao as doenças quem se vacinar esta prevenido tal como aqui..é igual..eu estive la e nao tive razao de qeixa..
Qem te disse que la na ha higiene? estas muito mal enganada entao..voces aqui informam se atraves do que veem na televisao mas nao sabem se realmente corresponde a realidade lá.. Há sempre tabus em relaçao a isso e quando uma pessoa chega la,fica de boca aberta porque é completamente diferente do que se esta habituado a ouvir..eu digo te uma coisa.eu estive la em agosto de ano passado e amei aqilo e no entanto nasci ca,sou portuguesa e foi a primeira vez que fui la e tambem antes da viagem eu andava com essas cenas das doenças, da falta de higiene, e do que falam ne e cheguei la e deparei me com um mundo completamente diferente.. Tinha agua filtrada, tudo..e em relaçao as doenças á tal malaria que tanto falam é uma doença tipica de la tal como aqui ha varias qye tambem a pessoa tem que se prevenir e ser medicada/vacinada .. e lá quem se vacina não ha problemaa..ate antes de eu ir la me falavam porque se morria a fome e o que eu vi la nao foi isso.. ate porque eles la comem uns na casa dos outros,vizinho é tratado como se fosse familia, e é bem vindo a qualquer hora ate na hora do comer,enfim la eu via a luxuria q nunca vi aqui..o que escrevi foge um pouco a minha pergunta mas é so para explicar a questao em causa..eu sou portuguesa mas digo te eu trocaria mais que mil vezes luanda por portugal..
Pois,é normal que a tua sogra conte cada coisa afinal quando se sao de culturas diferentes,paises diferentes, educações diferentes a pessoa quando se depara com alguma situação reage sempre doutra forma..Ate porque quando eu estava la os angolanos tambem reclamavam de coisas daqui..Eles ate diziam é esquesito a pessoa vai na rua e nao tem aquele pó, nao tem aquele cheiro a terra molhada,e ate dizem: quando estava em portugal eu tinha bastante saudades do pó da minha terra,do cheiro a terra molhada..
Houve situacoes que eles me falavam que para eles era esquesito e para nos portugueses faz parte da nossa rotina..É assim..
Ate na questao do casamento eles queixam se daqui..porque dizem que nos portuguesas ficamos com os companheiros sem casar e temos filhos sem antes ter casado e la nao..lá um rapaz quando quer ter algo com alguma rapariga tem de se dirigir a familia dela,com repeito fazer o pedido de noivado,casamento e so depois vem o resto,la nao ha ajuntamentos como aqui..la ou é casamento ou nao é..e faz lhes confusao aqui os portugueses nao serem casados e manterem se como marido e mulher e terem filhos..é assim..cada cultura tem as suas coisas
Eu bastou-me viajar de carro aos 7 meses que eles acharam o Mundo tão interessante q n quiseram esperar mais 2 para sair...
Eu n iria p tão longe de casa e do hospital que me segue aos 7 meses de gravidez, mas realmente cada um sabe de si... E se já lá estiveste e gostas tanto e achas q tens lá condições p ter o bebé se for necessário...porque n?
LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!
Com 7 meses não é muito aconselhável viajar de avião, apesar de na TAP poderes viajar até às 36 semanas, com papel do teu médico e numa gravidez normal.
Mas eu evitava viajar para Angola estando grávida.
A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!
Madrinha e Afilhada da Bibiskinha
A decisão é naturalmente tua até porque és tu que corres o risco, mas não fiques com a ideia de que o risco não existe e não me estou a referir a um país que não conheço, apesar de também ter a minha opinião, estou mesmo a referir-me à viagem de avião. Tanto podes passar bem como não, fala com o teu médico e pergunta qual o pior cenário que pode suceder, informa-te. Informada tomarás melhor a tua decisão.
Analisa os prós e contras e avalia o risco. Será que vale a pena?
O meu GO desaconselha totalmente viagens de avião durante o 3º trimestre de gravidez dado o risco de ocorrer uma embolia do líquido amniótico (obstrução de uma artéria pulmonar da mãe pelo líquido amniótico). Fala com o teu GO para saberes a opinião dele.
Mãe de 3 filhos: 1 comigo e 2 anjos no Céu
Ola, olha em relacao a viagem, eu ha 3 anos atras vivia em Londres e vim ca a Portugal gravida de 28 semanas e quando regressei tava gravida de 30.....na altura viajei pela TAP, so tive que apresentar o tal papel da medica que o mo passou sem qualquer tipo de problema, mas tambem me disse que mais que as 30 semanas tambem nao podia viajar....eu foi mesmo no limite...fala com a tua medica e informa-te junto da companhia de viagem que estas a pensar ir, porque algumas nao deixam viajar ate tao tarde...nao se querem responsabilizar se algo acontecer, e a partir do 7 mes ha muitos bebes que querem espreitar o mundo mais cedo:)....
Em relacao a Africa, bom, eu nunca la estive, mas o meu pai trabalha la a muitos anos, eu ate costumo dizer que devo ter para la uma data de irmaos :)...entao e assim talves em Luanda que ate e uma cidade desenvolvida nao vejas falta de higiene e fome...talves ate pelo nivel de vida dos teus sogros....mas o meu pai conta coisas quando ca esta de nos fazer chorar com a miseria que ha la, e ja apanhou varias doencas umas transmitidas pelos tais insectos, outras por falta de higiene mesmo e aguas mal tratadas, mas pronto ele nao esta fixo em Luanda, ele anda sempre a mudar de sitio. Em Luanda e diferente porque e a cidade mais desenvolvida e ele de Luanda fala maravilhas...
Olha querida fala com a tua medica, e o melhor...tambem sao so mais 2 meses nao e? Se tiveres que esperar tambem passa num instante e depois ate levas o bebecas contigo!!!
Beijos
Angela
__________________________________________________
1 amor Carolina 17/12/2007
2 amor Mariana DPP 17/10/2011
eu cá sempre ouvi dizer que não se deve viajar de avião no último trimestre. eu tb não arriscava se tivesse que viajar adiava pa mais pa frente, pois como uma mamã aqui salientou com a sua história de trasnfusões de sangue e depois de certeza deve ter que ter deixado o seu bebé no hospital pa ser cuidado com mais cuidados...eu não me arriscaria pois eu quero levar o meu bebé para casa logo quando nascer...felizmente, o meu marido é mto cuidadoso comigo e às vzs até exessivamente e até pa viagens de carro longe ele não está disposto a fazê-las, mas cada um sabe de si e só podemos dar-te a nossa opinião. Beijinhos e pensa bem em todos os prós e contras antes da grande viagem!
A luz dos nossos olhos e a alegria das nossas vidas: e a Mariana nas nossas vidas!!!
Geninha então deixa-me que te diga que conheceste só o lado bom de Luanda!
A minha sogra onde vivia os esgotos eram directamente para a rua, mercados no meio da rua com a comida cheia de moscas, o buraco do elevador servia para atirar o lixo... Não sei se queres que continue!
Ela bem me disse que as diferenças entre a parte rica e a pobre são de 8 para 80! Ela é que se mudou para uma zona mais turística agora e está bem melhor!
Mas para além disto tudo, o principal problema que eu referi foi a viagem de avião. Sabemos bem a força que o nosso corpo sente ao descolar e aterrar, imagina com um bebé dentro de ti!
Mas pronto, se estás assim tão decidida não percebo porque é que pediste a opinião
Qem te disse que la na ha higiene? estas muito mal enganada entao..voces aqui informam se atraves do que veem na televisao mas nao sabem se realmente corresponde a realidade lá..
Se leste bem o que eu disse, quem me disse que lá não há higiene foram vários amigos meus que estão lá a trabalhar, como referi. Não vi na televisão, não sou assim, de todo, e não me conheces para dizer isso ou para dizer que estou muito mal enganada. Se calhar quem está enganada, e não mal enganada, és tu, que provavelmente conheceste uma parte privilegiada de Luanda.
Vim aqui dar-te a minha opinião, uma vez que a pediste, mas pela forma como respondeste às pessoas que te aconselharam a não ir sinceramente não entendo sequer porque é que perguntaste.
A decisão é, obviamente, tua.
À parte de Luanda ou onde for, acho que deves aconselhar-te com o teu GO sobre o risco de viagens aos 7 meses.
Ha la miseria mas muita luxuria tal como aqui porque eu la so via pessoas com mais que uma moradia, com piscina e nao sei quantos jipes de alta cilindrada a porta de casa e na garagem, Conheci pessoas com mais que uma moradia,autenticas casas de férias com piscina, anexos, parte de churrasqueira e com jipes Porches Cayennes, BMW X5, Hummer 2 ou 3, que sao carros bastantes caros,mais caros que as casas..Ate bati mal..como tambem vi pessoas a morar em casas degradantes sem carro algum..tal como vejo aqui no porto, a degradação do aleixo e a luxuria da foz..Em relaçao ás doencas da agua e mosquito o teu pai apanhou porque ele esta ainda menos imune que as pessoas de la pois nao nasceu la,entao o organismo nao esta preparado para isso,por isso ele tinha que tomar todas as semanas um comprimido para evitar essas consequencias..eu quando estive la,tomei os comprimidos de prevencao e nao tive qualquer problema.e estive tanto dentro de luanda como fora..namibia ainda é mais desenvolvido que luanda.Eu nao queria ir quando o bebe nascesse porque os recem nascidos tem de tomar vacinas de 2 em 2 meses e fica complicado eu ir depois de ele nascer percebes?
Sim eu sei os lados negativos de luanda..mas voces falam como se aqui nao houvesse nada de negativo eu so quis fazer ver que se la ha coisas más aqui tambem ha percebes?? e cada pessoa reage de forma diferente pois sao culturas completamente diferentes percebes..?? Mas eu pedi a opiniao me referindo ao facto de estar de 7 meses se a companhia permite ou nao viajar se alguem tinha conhecimento disso..pois em relaçao as coisas negativas e positivas de luanda eu estou bem ciente pois estive la percebes?
A higiene és tu que tens que ter.. Não é por ires na casa de uma pessoa que a sua cas tenha má higiene que a tua também tem que ter má higiene.. Quando vais para o estrangeiro tu é que tens que tratar da higiene e não as outras pessoas.. Se tu achas que vais num café que lida mal com a comida tu pegas compras num supermercado e fazees tu em casa ao menos tens a certeza de até que certo ponto a comida é "potável" ou não..Eu nao preciso te conhecer para dizer que o que disseste em relação as coisas lá se corresponde ou não á realidade..E eu conheci todo de luanda tanto a parte mais rica como mais pobre e isso existe em todo o lado ate na americaa..O problema é que as vezes as pessoas nao percebem bem as perguntas, eu perguntei se alguem sabia se era permitido viajar com 7 meses ou nao, e referi o destino: luanda...nao perguntei se achavam que eu fazia mal ou bem em ir pa la..percebeste a diferença?
Sinceramente não percebo a agressividade quer quando me respondeste na primeira vez quer agora.
Este fórum, pelo que conheço dele, sempre se pautou pelo respeito pelas opiniões de cada um. Eu, tal como outras pessoas, ao ler o teu post não consegui ficar indiferente ao destino da viagem e dei-te a minha opinião, baseada no que conheço através de outras pessoas, com o objectivo de ajudar. Perguntei-te apenas se tinhas pensado na questão da higiene, uma vez que sei, de fonte segura, que esta deixa muito a desejar por lá.
Respondeste logo prontamente e com toda a certeza que eu estava muito mal enganada e que baseava a opinião na televisão, e de forma agressiva, quando podias ter dito o mesmo com outros modos. Apenas te respondi que não, não me conheces para saber se baseio opiniões ou tv ou no que quer que seja, aliás, se vejo tv 10 minutos por dia já é muito. Mas não tenho de me justificar sobre isso sequer.
Lamento que a minha opinião te tenha incomodado. Foi com boa intenção, como é costume fazer-se por aqui. Estamos aqui para nos ajudarmos umas às outras, e sempre com respeito.
Se achas Luanda perfeitamente segura para ti e para o bebé, óptimo. Cada um sabe de si.
Bjinhos
Mas já falaste com o teu médico? Estás a ter uma gravidez normal?
O problema de uma viagem longa está relacionado com a retenção de líquidos e a pressão baixa artificial provocada dentro da cabine do avião, para compensar a baixa pressão normal pela perda de altitude!
Esta pressão diferente a que está habituada e o facto de ires sentada muitas horas ( corte de circulação tanto nas pernas como na veia aorta que passa na virilha e que fica comprimida) pode aumentar o risco de trombose, especialmente nas pernas por ires sentada muitas horas! Isso é sim perigoso! Mas claro, se te movimentares durante o percurso, não há problema nenhum!
O problema das operadoras é que não querem arriscar os custos financeiros que acarretam uma parto a meio de uma viagem, nomeadamente ter que fazer aterragem de emergência entre outras medidas necessárias que implicam muitooooooo dinheiro!
Se te sentes bem...vai!
já deste uma olhadela na TAP? ou irias por outra companhia?
A malária...cuidado! O meu pai (viveu 9 anos em Angola) estava artilhado contra a malária e mesmo assim apanhou-a a meio do percurso...e passou bem mal!
De qualquer forma...há bons hospitais e asistência!
Edit: epá...apanhei com cada erro meu...tive que editar...nem sei se andarão mais! sorry!
Tenho a impressão q percebemos todas...
LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!
Perante a pergunta que aqui colocaste não podiamos ficar indiferentes e é lógico que cada uma deu a sua opinião, mas se já tomaste a tua decisão nesse caso o melhor é mesmo ligar para a companhia de aviação em que planeias viajar, uma vez que cada companhia tem os seus procedimentos eles dizem-te se podes ir e o que precisas de documentação.
Podes também ver o site da companhia na net costuma ter essa informação. Em todas as respostas estava apenas a preocupação de outras mulheres que mesmo não te conhecendo quiseram ajudar, nada mais.
Boa sorte.
Estou em Luanda há quase 3 anos e estou grávida, pelo que estou informada em relação a viagens de avião entre Luanda e Lisboa.
Tanto a TAP como a TAAG permitem que grávidas, até 36 semanas de gestação, façam a viagem. No entanto, ambas exigem uma declaração médica. Se fores ao site quer de uma quer de outra companhia, isso não se encontra muito explicito, mas garanto-te que quando quiseres embarcar (pelo menos no aeroporto de Luanda é assim e conheço quem já tenha ficado em terra por não ter autorização médica) te vão pedir a declaração do teu médico. Essa declaração tem de ser passada um ou dois dias antes da data da viagem, ou seja, precisas de marcar consulta em Luanda para obteres a declaração que te permitirá fazer a viagem de regresso. Por outro lado, embora as companhias digam que autorizam até às 36 semanas, os médicos geralmente não passam declarações além das 28/32 semanas - mas quanto a isso, nada como falares com o teu médico.
Em relação à malária, nenhuma das vacinas que tenhas tomado anteriormente te protege - não há vacina para a malária. Os comprimidos que possas ter tomado noutras visitas a Angola e que ajudam a prevenir a malária/paludismo (atenção - ajudam a prevenir, não garantem que não se fica doente!) não os vais poder tomar agora. Se ainda tiveres a caixa podes verificar que são altamente desaconselhados em grávidas ou em mulheres que querem engravidar já que provocam malformações ou podem mesmo causar o aborto. Teres ou não malária é uma roleta russa.
Não vou tecer comentários relativamente às condições de vida em Luanda. Eu não gosto e estou mortinha por ir embora, mas compreendo que haja quem goste.
Relativamente ao meu regresso à civilização, tinha viagem marcada para 30 de Junho (altura em que teria cerca de 27 semanas) mas devido a complicações (as estradas aqui não são propriamente amigas das grávidas) estou neste momento a tentar antecipar o meu regresso para o mais cedo possível.
Para quem so pedia uma opiniao, que foi o que te demos, es muito intolerante....para a proxima faz como quizeres escusas de vir para aqui pedir opinioes se depois nao as sabes aceitar.....Olha faz como entenderes, a saude e tua e o filho tambem!!!!
Em relacao ao meu pai que ja la trabalha a 20 e tal anos, nao vais ser tu que o vais ensinar quais as prevencoes a ter....podes crer que mais vacinado e cuidadoso com a saude que ele nao ha.....e olha le um comentario que esta aqui de uma mae que la vive e tira as tuas conclusoes.....
E para mim este topico ficou por aqui.........
Desejo-te o melhor!!!!
Beijos
Angela
__________________________________________________
1 amor Carolina 17/12/2007
2 amor Mariana DPP 17/10/2011