Tal como a maioria de vocês, a minha maior preocupação em termos de compras para o bebé é mesmo o carrinho. Nunca pensei que a escolha fosse tão difícil, apenas tenho a certeza que quero comprar algo prático, seguro, funcional, resistente, confortável (para a criança e para os pais)... e começo a pensar que os critérios peso e económico, apesar de serem importantes, nem sempre combinam com os anteriores.
Comecei há dias a pesquisar e nada como ir às lojas para manipular e perguntar a quem supostamente sabe. Neste aspecto, os tópicos criados neste fórum não têm sido para mim muito esclarecedores, muito pelo contrário.
Assim, peço informações principalmente a quem já fez as suas escolhas e, preferencialmente, a quem já tenha adquirido, para nos auxiliar nesta difícil decisão.
Para já estou de olho em 4 modelos e deixo-vos as dicas (prós e contras de cada um, de acordo com o que me têm dito nas lojas). Gostaria que se pronunciassem sobre as mesmas, confirmando ou desmentindo e que dessem a vossa opinião acerca de outros modelos/marcas. Gostava que esse tópico fosse esclarecedor em relação a todos os modelos/marcas, sabendo de antemão que todos têm vantagens e desvantagens, mas há pormenores que podem fazer a diferença.
1. Trio for me da Chicco
2. Rversus Bebécar
3. Lolla Bebé Confort
4. Quinny Buzz + ovinho maxi cosi cabriofix
1. Foi das primeiras opções pois toda a gente falava da relação preço/qualidade. É dos carros mais leves (10.4 kg), muito fácil de conduzir e arrumar. Tem como desvantagem o seu aspecto frágil, para quem mora numa localidade com calçada (desnivelada ou não) não me parece ser a melhor opção.
2. Marca bem portuguesa, em caso de problemas (até agora nenhum identificado) é rapidamente substituído. Vendido em trio fica muito mais económico, numa das lojas ficava mais caro o conjunto sem alcofa do que com alcofa e ainda ofereciam mala e capota. Grande vantagem: a cadeira reclina completamente, assumindo praticamente a função de alcofa e faz ângulo de 45º, o que permite à criança chegar-se à frente e ter as costas apoiadas (não conheço outra cadeira com igual função, disseram ser importante quando estão a crescer e já revelam curiosidade em relação ao que as rodeia). A cadeira tem ainda um suporte para os pés. Como desvantagem: não é muito fácil travar(é preciso aplicar força, ao contrário do que acontece com a chicco) e o encaixe da cadeira e do ovo não é simples. A estrutura do carro abre e fecha facilmente.
3. Em termos gerais é muito semelhante ao bebécar rversus (inclusivamente numa loja disseram-me que a bebé confort tinha processado a bebécar por imitação, desconheço veracidade) com a diferença que a cadeira não reclina completamente e o ovinho (creatis.fix) tem a desvantagem de se afunilar na zona das pernas/pés, o que me parece condicionar a mobilidade do bebé. Contudo, o ovinho parece-me muito ergonómico, inclusivamente na pega. Tem a opção com 2 punhos para empurrar ou 1 barra, explicaram-me que a primeira tem a vantagem de podermos lá colocar a alsa da mala e de chegar facilmente ao bebé pela frente, sem ser preciso contornar e a segunda tem a vantagem de se poder conduzir com 1 só mão.
4. A paixão da maioria é pelo design. É sem dúvida, à primeira vista, o mais atractivo mas também o mais caro! O ovinho maxi cosi tem sido reconhecido desde há algum tempo pela deco proteste como dos mais seguros MAS atenção, apenas quando associado ao sistema isofix, o ovinho só por si fica bem cá abaixo na escala, quando comparado com outras marcas. Muito fácil de conduzir mas muito volumoso, pesado e de difícil arrumação. Já ouvi dizer que há pais que compram sem ter em conta a bagageira do carro e depois voltam à loja a querer devolver
Suspeita-me que o ovinho dê para pouco tempo pois parece-me bem apertadinho (isto aplica-se a bebés que nascem grandinhos) e a cadeira não me parece confortável, por não reclinar.
O testamento já vai grande. PF comentem, dando a vossa opinião e acrescentando novas ideias.