Diagnóstico de Infertilidade - Imunologia da Reprodução - alguém ouviu falar? | De Mãe para Mãe

Diagnóstico de Infertilidade - Imunologia da Reprodução - alguém ouviu falar?

Responda
13 mensagens
earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Olá a todas:
Na expectativa de que possa ser mais uma luz no fundo do túnel, transcrevo a informação que vi no site do Dr. Barini. www.barini.med.br

Se alguem tiver um medico com quem possa trocar impressões sobre este assunto... Fico a aguardar informações e novidades. Uma esperança!

Beijinhos

TRANSCRIÇÂO:

A experiência que reunimos no atendimento a nossas pacientes está diretamente relacionada aos 25 anos de investigações internacionais no campo da Imunologia da Reprodução e estudos do embrião como um transplante.

Você deve estar passando por dificuldades. Ainda que já se tenha aprendido muito sobre infertilidade e perdas gestacionais pelo estudo de casais que engravidam facilmente para em seguida perderem suas gestações, as pesquisas continuaram a apontar novos caminhos e possibilidades.

Há casais que formam um par inadequado do ponto de vista imunológico e produzem embriões que são interpretados pelo organismo da mulher como objetos estranhos ao seu corpo ou mesmo como células cancerosas. Estes embriões são rechaçados e a cada nova tentativa de gravidez estas alterações são agravadas, fazendo com que o útero se comporte como uma "jaula de leões", resultando em nova perda. Isto ocorre mesmo quando belos embriões são produzidos nos tubos de ensaio em fertilizações in vitro.

A paciente típica

O perfil das pacientes que atendemos situa-se na faixa etária dos 38 anos, com variação média entre 35 e 42 anos. Elas já enfrentaram de 3 a 4 abortos seguidos, ou já foram submetidas a pelo menos dois ciclos de fertilização in vitro e estão próximas do término de seus ciclos reprodutivos, encontram-se muitas vezes frustradas, machucadas e, freqüentemente, sem esperança. A maioria delas pode ser ajudada por meio do diagnóstico correto do problema, com a possibilidade de tratamento imunológico adequado.

Testes iniciais recomendados pelo Dr. Barini

Além dos exames descritos abaixo, você deve entrar em contato com nossa Clínica para programar o envio de material para a realização do teste de Crossmatch (prova cruzada) que identifica a necessidade do tratamento imunológico. Uma vez determinado quais exames e/ou tratamento imunológico podem lhe trazer benefícios, estes são os testes recomendados:

Para a paciente:

01. Cariótipo de sangue periférico com bandas;
02. Dosagem de células NK (CD-3, +16, +56);
03. Pesquisa de Anticorpos anticardiolipina;
04. Pesquisa do fator anticoagulante lúpico;
05. Fator antinúcleo;
06. Anti-peroxidase tireoideana;
07. Anti-tireoglobulina;
08. Pesquisa de Mycoplasma no colo uterino;
09. Pesquisa de Streptococus Beta hemolítico no colo uterino e na secreção vaginal;
10. Pesquisa de Chlamydia no colo uterino;
11. Sorologia para HIV I e II;
12. Sorologia para HTVL I e II;
13. Pesquisa de HbsAg;
14. Anti HCV;
15. VDRL;
16. Sorologia para toxoplasmose;
17. Sorologia para Citomegalovírus;
18. Prolactina sérica;
19. Glicemia de jejum e pós-prandial;
20. TSH;
21. T4-livre;
22. Tipagem sanguínea: ABO e Rh;
23. Teste de Coombs indireto;
24. Pesquisa da mutação do gene do fator V de Leiden;
25. Pesquisa da mutação G20210A do gene da protrombina;
26. Pesquisa da mutação C677T do gene da metileno tetrahidrofolato redutase;
27. Dosagem da proteína C e S;
28. Dosagem de Antitrombina III;
29. 25-OH-Vitamina D3.

Para o companheiro:

01. Sorologia para HIV I e II;
02. Sorologia para HTVL I e II;
03. Sorologia para Chagas;
04. Sorologia para Lues;
05. Pesquisa para Hbs-Ag;
06. Pesquisa Anti-HBcTotal;
07. Anti-HCV;
08. Tipagem sanguínea: ABO e Rh;
09. Cariótipo de sangue periférico com bandas.

Depois de obtidos os resultados dos exames do seu companheiro e da prova cruzada, o seu tratamento imunológico já poderá ser iniciado, ainda que os outros exames estejam em fase de processamento e finalização.

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Este tópico não teve qualquer desenvolvimento. Algumas das meninas me pode dizer algo sobre isto?

Eu já tenho uma grande parte dos exames realizados, e só quando segui para a 3ª ICSI é que me diagnosticaram um problema de trombofilias que claramente impede uma prossecução normal de uma gravidez se não for acompanhada de medicação diária específica. Sinceramnte acho que andamos todas às cegas com todas estas clínicas e hospitais dedicados ao assunto da infertilidade.
Na verdade estou fula, pois passaram-se 6 anos sem que tenha sido devidamente encaminhada ou seguida e nos últimos 3 anos já senti que participamos como cobaias pelo menos uma vez e foi no HSJ. Não se fazem ICSI's com esperma congelado quando há fragmentação de ADN. Não adianta fazer ICSI's ou FIV's se temos alterações de trombofilias e não seguimos uma eventual gravidez com medição injectável ou aspirina, dependendo do grau de alteração, é difícilo engravidar se tivermos lupus e não formos devidamente acompanhados. E ainda por cima, nada se altera nos protocolos quando vão havendo novidades ao longo do processo. Deveriam investigar mais antes de sujeitarem um casal a tratamento, pois se cada processo representa uma grande angústica e uma pausa nas nossas vidas, já para não falar dos custos associados, o pós tratamento é demaisado doloroso quando não resulta. E se, por outro lado, vier a descobrir que cada tratamento mal conduzido agravou as possibilidades de sucesso de uma gravidez, imaginem como vamos ficar, quando descobrirmos que desperdiçamos anos de vida nisto...

Estou cansada. Estou mesmo revoltada por sentir que ninguém se preocupa verdadeiramente com aquilo que sentimos. Não se trata da dor de aplicar injecções diárias, pois fazêmo-lo por um objectivo maior, mas trata-se de nos sentirmos usados para estatísticas e para uma ciência que nada tem que ver com obra do acaso...

Desculpem o desabafo! Mas ....

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Eu não ganho nada com isto, a não ser uma eventual troca de conhecimentos com alguma menina que esteja a passar pelo problema e tenha a possibilidade de indagar junto do médico por quem é seguida se existe a possibilidade de aumentar a investigação antes de passar por um tratamento.

Terão de concordar comigo que mais vale esperar 1 ou 2 ou até 3 meses pelos resultados de exames, do que estar 1 ano numa lista de espera para tratamento, e depois de o fazer descobrirem que desperdiçaram um ano para ib«nestigarem outro tipo de problemas e soluções. Quando temos 30 anos, não é muito, mas se estivemros a falar de mais de 35 anos, pode fazer toda a diferença.
Eu já conto 38 e acho que ainda não sei de metade.

A sério. VEJAM a LISTA de EXAMES em CIMA e CONFIRMEM os que já FIZERAM até AGORA.

Boa sorte!

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Eu não ganho nada com isto, a não ser uma eventual troca de conhecimentos com alguma menina que esteja a passar pelo problema e tenha a possibilidade de indagar junto do médico por quem é seguida se existe a possibilidade de aumentar a investigação antes de passar por um tratamento.

Terão de concordar comigo que mais vale esperar 1 ou 2 ou até 3 meses pelos resultados de exames, do que estar 1 ano numa lista de espera para tratamento, e depois de o fazer descobrirem que desperdiçaram um ano para ib«nestigarem outro tipo de problemas e soluções. Quando temos 30 anos, não é muito, mas se estivemros a falar de mais de 35 anos, pode fazer toda a diferença.
Eu já conto 38 e acho que ainda não sei de metade.

A sério. VEJAM a LISTA de EXAMES em CIMA e CONFIRMEM os que já FIZERAM até AGORA.

Boa sorte!

scmm -
Offline
Desde 16 Out 2011

Olá tmb tou na mesma situação que tu já fiz uma FIV e um ICSI sem sucesso, esses exames de imunologia acho que me foram feitos antes dos tratamentos, até pk comigo tudo aparece pra ajudar pra além de me term detectado a hormona da tiróide com valores fora do normal tmb tenho o tipo de sangue B rh-, e uma vez que o meu marido o tipo de sangue é rh+ dai falar da imunologia, é tudo a ajudar agora no inicio do ano vou partir para uma TEC vamos ver se é desta, estes tratamentos são muito cansativos e muito desgastantes tanto a nivel psicologico, emocional, e os sitios onde os fazemos pra além do factor sorte tmb é a experiência dos profissionais.

Sobre scmm

1 ICSI 11/2007 Neg- 2° ICSI 10/2011-Neg- ; 2 TEC neg- Maio e Agosto 2013

☆Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer☆

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Obrigada por responderes. A questão do RH- na mulher é efectivamente um problema, mas julgo que com solução. Tiveste de fazer uma medicação antes de engraviar certo? Mas os exames de imunologia que fizeste são os que aparecem em cima. É que pelo que andei a ler pode ser algo diferente e não directamente relacionado com a questão do RH... E não necessariamente difícil de tratar.

Não sei. Isto é tudo uma confusão e sentimo-nos muito pouco apoiados.

Nós também temos prevista mais 1 ICSI para o início do ano, mas se eu tiver mais algum problema??? temo que não vá dar certo. Eu sinto que o meu útero não acolhe as sementinhas como deve ser e já disse isso aos médicos mas ninguém me liga nenhuma... E com o que descobri no site do Dr. Barini fiquei com mais suspeitas.
Como já desisti da minha GO não tenho nenhuma médica com quem falar sobre isto. As que tive até agora era só querida isto e aquilo, mas pesquisar nada e perdi a paciência. Fazer papanicolau faço em qualquer lado. E como já passei pelas mãos de tantos médicos, já não me importo nada com quem me siga. Se já passaste por algum tratamento num Hospital percebes certamente o que digo. No privado é melhor, mas também não tive sorte nos resultados...
Só queria sentir confirança e apoio sério de alguém.
Se conseguires novidades, fico à espera...
Entretanto,desejo-te a melhor sorte para a tua TEC (não sei ao certo o que é pois a mim ninguém propôs tal, só ICSI)

Beijinhos

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

para tratamento. Nunca os revelei aqui pois parecia-me indelicado, mas ora bolas. Fomos nós que os pagamos e temos o direito de opinião.

1ª ICSI no Prof. Barros - gostei de tudo, até porque a maior parte dos exames foram efectuados por sua indicação, menos do pós resultado. Deveriam ter-me alertado para cuidados alimentares por causa da medicação. Engordei uns kilos e quando me queixei disso mandaram-me emagrecer antes do próximo tratamento. Não foi o que disseram , mas a forma como o fizeram. Não se diz isto a alguém que rcebeu um resultado negativo, que o está ainda a digerir e por telefone, como se fosse `fácil... do tipo ir à farmácia e comprar uma aspirina.
2ª ICSI - HSJ - detestei todo o processo. Somos um nº numa lista. As eco´s foram feitas por médicos diferentes e no dia da punção disseram-nos que por termos esperma congelado as hipoteses eram poucas. A opção foi deles. Após a transferência repousamos 15 minutos e nem mais, pois há outro nº às espera. Sais da maca com a ajuda do marido. É lamentável e é claro que não deu certo.
3ª ICSI - Clinimer - gostei de tudo. Só fui vista pela Drª Ana em todo o processo. A punção foi assistida de forma exemplar. Após a transferencia fiquei em repouso o tempo que quiz depois de um mínimo de 1hora e meia. Foi ela que descobriu o meu problema de trombofilias e que me prescreveu a medicação. Infelizemnte não deu certo. Térá ficado algo por pesquisar... Mas devo dizer que o atendimento superou o da 1ª clínica.
4ª icsi - será no HVNG

scmm -
Offline
Desde 16 Out 2011

Pois a TEC é a(técnica de embriões congelados), o sangue b rh - não é um problema propriamente dito pk há tratamento mas pode haver uma rejeição mas tmb há injecções que se levam pra isso mesmo, eu já ouvi falar muito bem da clinica no Pfº Dr. Alberto Barros e considero uma das melhores a nivel nacional, mas as vezes o facto de serem muito profissionais não é impedimento para serem humanos pk se estes tratamentos já são tão desgastantes a todos os niveis principalmente psicológicos é facto que depois de um negativo ficamos ainda mais fragilizadas e muitas vezes vamos a baixo é inevitavel e quem já passou sabe do que falo eu na primeira FIV quando tive o negativo sofri muito mesmo passava dias a chorar e nada me confortava e acho mesmo que precisamos de ajuda psicologica embora eu nunca a tenha tido.
Quanto ao que disses-te que tinhas a solução é a aspirina 100 pra evitar isso.

Sobre scmm

1 ICSI 11/2007 Neg- 2° ICSI 10/2011-Neg- ; 2 TEC neg- Maio e Agosto 2013

☆Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer☆

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Como vai esse ânimo?
O meu nem por isso muito ok. Quando venho vezes de mais ao site, é porque estou mais frágil e obececada com o tema que nos atormenta...
Fico à espera que alguém escreva algo nos meus tópicos e enfim...
Beijinhos e Natal Feliz.

scmm -
Offline
Desde 16 Out 2011

Querida o animo umas vezes maior e outras menor, todas temos os nossos dias, e sabemos que a fase do Natal ficamos mais deprimidas por ainda não termos o nosso maior sonho realizado e aquela sensação de que "o natal nem faz muito sentido" pk não temos o nosso bebé ao colo como tanto desejamos e sonhar que pra o proximo ano o tenhamos. Não pude deixar de te passar sem te deixar uma palavra de esperança pois por muito que estejamos em baixo de rastos até que seja, temos que acreditar e ter esperança que um dia vai chegar a nossa vez acredita.
Um grande beijinho para ti e um Feliz Natal Pai Natal!
e que o ANO NOVO 2012 te traga a ti a mim e a todas as mulheres que desejam ser mães a sua estrelinha. Piscar o olho

Sobre scmm

1 ICSI 11/2007 Neg- 2° ICSI 10/2011-Neg- ; 2 TEC neg- Maio e Agosto 2013

☆Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer☆

earm -
Offline
Desde 12 Nov 2010

Tudo bem contigo?
Eu estou como disse a preparar-me para mais 1 e em completa ansiedade. Durmo pessimamente...Logo agora que tinha de estar tudo perfeito para que as minhas células se desenvolvam lindas e saudáveis!

scmm -
Offline
Desde 16 Out 2011

Querida que aborrecimento, quando andamos cheias de ansiedade e não conseguimos dormir é horrivel sei bem do que falas. Mas isso não é impedimento de teres uns ovulos 5* e cheios de forças para se agarrarem por 9 meses na tua barriguinha. Tás a iniciar novo tratamento? se sim espero que corra tuso bem desta vez e que tenhas um lindo positivo.

Depois de andar a ler e a pesquisar muito e ler imensos testemunhos, percebi o teu tópico quando falas de imonologia, e pelo que li infelizmente em Portugal não mandam fazer com muita frequencia essas análise muitos importantes como essas pk saem muito caras ao estado, mas são importantissimas e podem ser realmente a chave do sucesso de tratamentos de infertelidade: análises a cariótipos (genética), trombofilias (previnem abortos), análises às proteinas e análises imonológicas. Não sei se mas fizeram mas já tenho aqui tudo escrito para perguntar.
Infelizmente diagnosticaram-me niveis de tiróide acima do normal e agora só para o mês que veem irei fazer a transferencia dos meus meninos.

Um beijinho para ti Piscar o olho

Sobre scmm

1 ICSI 11/2007 Neg- 2° ICSI 10/2011-Neg- ; 2 TEC neg- Maio e Agosto 2013

☆Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer☆

Rache -
Offline
Desde 27 Ago 2021

Ola @earm. Concordo plenamente contigo.ja fiz duas fivs sem sucesso e nao vejo grande preocupacao em descobrirem causas para as falhas. Dizem apenas que tem a ver com minha idade (39) o que me irrita profundamente porque ha atantos casos de mulheres ate mais velhas que tem sucesso. Mesmo depois de levar resultados alterados de alguns exames que listaste (que fiz por insistencia minha) o tratamento em nada é alterado…tens algum medico que tenhas descoberto que te tenha ajudado a descobrir mais?beijinho e força.

Outros tópicos relacionados

Dra. Sofia Alegra
Olá meninas. Alguma de vocês é seguida pela Dra. Sofia Alegra? Já encontrei aqui alguns testemunhos no fórum mas são todos já antigos. Vou a consulta com ela na próxima quarta feira, de 5 semanitas 😆
ECO 5 semanas sem saco gestacional
Alo mummys 😊 Ontem fiz a primeira consulta e a Dra. fez uma eco para ver o saco gestacional e ver se estava tudo normal. No entanto, não conseguiu ver absolutamente nada, apenas p endometrio espessado. Fiquei de lá voltar dia 16/03 para repetir a...
Dor (queimação) pe barriga lado direito - movimentar
Alo meninas. Desde ha uns 3/4 dias que sinto uma dor no pe da barriga, do lado direito mas só quando me viro na cama para esse lado e quando me levanto e ando. Parece uma dor de queimação sei lá ... Alguma de vocês sentiu esse tipo de dor no inicio...
Emagrecer durante a gestação :)
Alo mummys 😊 Queria contar vos a minha experiência.. Que está agora a começar e saber se alguém mais está nesta luta de.. Emagrecer durante a gestação 😊 Há cerca de 3 anos atrás devido a um descontrolo hormonal engordei quase 40kg num ano.. E desde...
Dra Maria Sofia Alegra - Lusíadas
Boa tarde meninas , Alguma de vocês é seguida pela Dra Maria Sofia Alegra ? Alguém sabe se é acessível a nível de passar alguma baixa ? Trabalho a cerca de 40-45 mins de casa, e confesso que conduzir já se torna muito cansativo e desconfortável para...
Obstetra Dra Sofia Alegra
Olá Opiniões da Dra Sofia Alegra. Será para acompanhamento de gravidez gemelar Obrigada!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?