Crise dos 4 meses - rejeição da maminha | De Mãe para Mãe

Crise dos 4 meses - rejeição da maminha

Responda
19 mensagens
Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

Olá a todas

Estou a escrever este tópico em busca de experiências e truques...

O meu bebé tem 4 meses (quase 5) e desde há mais de um mês que o processo de amamentação se tornou um enorme desafio que eu não estava preparada para enfrentar.
.
Como já partilhei noutros tópicos, o meu bebé tem percentil<3 desde o nascimento e desde sempre que a alimentação e o peso dele são uma nuvem que paira na minha experiência da maternidade. Durante 3 meses consegui fazer de tudo para que ele fosse crescendo na sua curva só a LM. Oferecia sempre maminha de duas em duas horas e ele ia aceitando e comendo no min 10 min em cada maminha. Dei sempre as duas.
.
Pelos 3 meses resolvi experimentar dar o meu leite com biberão, porque tinha planeado um fim de semana fora e ele ia ficar com a avó. Ele aceitou super bem o biberão. Depois desta experiência devo ter dado biberão um máximo de +3 vezes em situações distintas. E do nada o meu bebé começou a rejeitar a Maminha. Fui sempre insistindo e ele tanto aceita muito bem ou foge delas como o diabo da cruz. Após o fim de semana que ficou com a avó, há quase um mês, nunca mais lhe dei biberão. De noite mama muito bem e de dia é sempre um filme.
.
Já fui a duas consultas de amamentação, ambas as especialistas me dizem que é normal aos 4 meses haver estes fenómenos. Chegaram a perguntar se é possível eu estar grávida porque altera o sabor do leite (eu e o meu noivo optamos por método barreira logo apesar de não ser impossível é muito improvável). Deram dicas para dar maminha em ambientes mais tranquilos, com pouca distração, mas a verdade é que muitas vezes estou sozinha com o bebé e mesmo assim ele distrai-se com os próprios pés, começa a brincar, tem a mama na boca e coloca a mãozinha dele e tira a mama...
.
Estou a dar em maluca! E acho mesmo que a minha sanidade mental está por um fio...choro imenso...
Hoje ao fim de uma hora só ter conseguido que ele mama-se cerca de 6 min desisti e dei biberão. Senti-me a pior mãe do mundo...chorei todo o tempo...
.
Alguém que tenha passado por algo assim e que tenha conseguido continuar a amamentar? Daqui a duas semanas volto ao trabalho e já fico em stress só de pensar que ele vai ficar a beber biberão todo o dia 😢 já tentei dar com colher e com copo aberto e ele cospe tudo, não me parece uma boa solução. No meio disto tudo ele deixou de ganhar o peso que devia. Ganhou 200g em 3 semanas 😔 não queria nada inicia a IA mas honestamente estou mesmo sem saber o que fazer.

CatOli -
Offline
Desde 21 Dez 2022

Eu sei que não é o ideal, mas entre isso e não mamar acho o menos dos problemas. Porque não retira do seu leite com a bomba e lhe dá biberão? Se ele já não pega na mama e só quer biberão e você quer continuar a amamentar faça assim. Pelo menos se fosse eu faria. E não se sinta culpada, não tem culpa de nada. Faz o melhor que pode e sabe pelo seu filho. Ok, não e o ideal de todo, porque se sair de casa torna se complicado de dar leitinho, mas tem que ajustar as rotinas e por ex. da leitinho antes de sair. Entretanto ele também vai começar com os sólidos. Boa sorte

Deia 16 outra vez -
Offline
Desde 06 Mar 2023

Sao fases, ha alturas q se distraem com tudo e parece q n tem interesse pela mama. Na minha filha mais velha acontecia mais, havia dias q mamava so praticamente de noite, de ensonados resulta melhor por norma aceitam sempre. Insistir que vai passar. Percebo o desespero. Na altita também se stressava imenso porque ficava muitas horas sem comer. Melhorava um.tempo depois piorava.
A bebé agora " greve" ainda n fez mas na rua e quase importante dar mama quer ver tudo

Deia 16 outra vez -
Offline
Desde 06 Mar 2023

Peço desculpa pelos erros, este telemóvel e uma treta

jolo -
Offline
Desde 02 Out 2009

Olá,
Como a compreendo, passei exatamente oelo mesmo. A m8nha bebé está com 7 meses e continua com lm.
Por volta dos três meses houve uma mudança drástica na amamentação, ela mamava calmamente 20 minutos em cada mama e de repente passa para 2 minutos em cada mama e uma doer agitação. Entretanto também tive de sair e deixei biberão, mamou umas duas vezes. Nesse mesmo dia e no seguinte foi um inferno na mama, eu chorei, chorei mas não desisti. Insisti e dava de mamar com ela maus sonolenta e lá acabou por passar, mas demorou. Mesmo tendo passado muito tempo ela fica sempre impaciente quando o reflexo de ejecção não vem logo. Por isso mesmo nunca mais dei biberão, ou bebe em copo aberto ou copo 360. Um conselho: o treino em copo aberto ou 360 requer treino, pelo menos 2 semanas e muita paciência. Só depois de 15 dias a bebé se vai habituar. Se precisar de alguma coisa envie mensagem privada, estou disponível para ajudar no que puder.

Sobre jolo

Joal

MisaL -
Offline
Desde 17 Abr 2019

Faz-me lembrar a minha mais velha, mas não consegui tanto tempo a LM exclusivo. Eu optei por aceitar que merecia a minha sanidade mental e deixei de lutar contra as vontades dela, os picos disto e daquilo, a fase y e z. Mamava se queria e quando queria, se não queria ia biberão se tivesse do meu e se não tivesse ia LA. Por volta dos 5 meses ela rejeitou de vez.
Faça o que lhe fizer sentir, mas não se culpe demasiado.

Que_qué -
Offline
Desde 26 Jul 2017

Por aqui o drama começou por volta dos 2 meses. Mamava e fazia suplemento desde a maternidade. Alimentava-se muito bem. Toda a gente se admirava do tanto que bebia, sem bolsar, sem vomitar. Do dia para a noite rejeitou mama e biberão, era berreiro a toda a hora, ou porque tínha fome ou porque não queria comer. Até aos 4 meses tentamos todos os leites existentes na farmácia e apercebemo-nos que quando vinha leite novo ela bebia melhor os primeiros dias, depois voltava ao mesmo... Desesperei, chorei, duvidei de mim, foi horrível. Não sabia mais o que fazer. Alimentava-a de noite com ela completamente a dormir e aí bebia tudo. Era a sorte. Quando é que tudo melhorou?? Aos 4 meses iniciamos a sopa e a menina gostou tanto. Aqui não houve qualquer drama com a introdução da sopa, da fruta, da papa, da colher ... E começou aí a beber o leite melhor. Depois quando introduzimos a fruta também foi espetacular. Com 12 meses passamos ao leite Mimosa gordo para ver se melhorava e melhorou a relação com o leite. Hoje, com 4 anos bebe meio litro de leite por dia, sem qualquer adição, é branco e adora. Come iogurtes, queijo, só não come papa há muito muito tempo. É alta, mas magrinha (percentil 15, o mesmo que tinha quando nasceu), muito energética, muito faladora, muito tranquila, ou seja, muito saudável. Continua a adorar sopa, fruta e batatas cozidas com peixe cozido... Olho para trás e penso que se o Francisco passar pelo mesmo vou chorar menos. Dar-lhe muito amor, muitos beijinhos, e tudo o resto que tentei com a Maria, mas com menos drama.
Minha querida, uma sugestão, se o bebê aceita biberão, dê. Fale com o pediatra/ médico de família na possibilidade de introduzir a sopa ou a papa e mais importante do que o peso é ver ser são bebés relativos, com o desenvolvimento cognitivo normal da idade. Só mais uma coisa, os meus pais passaram um grande drama comigo por causa da comida, durou até aos 9 anos, sim anos. Além de nunca procurar comida, vomitava muito, fizeram-me muitos exames, passei por muitos médicos e uma ocasião um médico disse aos meus pais que eu já tinham feito todos os exames e que não havia nenhuma doença, que o meu desenvolvimento físico e cognitivo estava perfeitamente normal para a idade, que era chato, mas não podiam fazer mais nada, um dia passaria. E passou. Muita paciência e força.

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

CatOli escreveu:
Eu sei que não é o ideal, mas entre isso e não mamar acho o menos dos problemas. Porque não retira do seu leite com a bomba e lhe dá biberão? Se ele já não pega na mama e só quer biberão e você quer continuar a amamentar faça assim. Pelo menos se fosse eu faria. E não se sinta culpada, não tem culpa de nada. Faz o melhor que pode e sabe pelo seu filho. Ok, não e o ideal de todo, porque se sair de casa torna se complicado de dar leitinho, mas tem que ajustar as rotinas e por ex. da leitinho antes de sair. Entretanto ele também vai começar com os sólidos. Boa sorte

A bomba não é tão eficaz a extrair leite como o bebé. Pelo menos eu sinto que não. Consigo quase sempre tirar mais leite com o copo coletor do que com a bomba e sei que não sou caso único. Só com bomba nunca consigo que o peito esvazie completamente e sei que a curto prazo isso afeta muito a produção de leite.
E honestamente eu não gosto de tirar leite. Tiro porque preciso de fazer stock para quando voltar para o trabalho, mas se me perguntarem o que menos gosto na maternidade, tirar leite é garantidamente o nro 1. E tenho bomba sem fios e mãos livres. Mas nunca me sinto conforme a fazer a minha vida, tarefas, estar relaxada e a tirar leite ao mesmo tempo..
.
Adicionalmente só queria iniciar a IA aos 6 meses e tendo todos os sinais de prontidão, mas terei de avaliar e evolução do ganho de peso,

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

Muito obrigada a todas as mamãs pelas palavras e pela partilha de experiências. Ouvindo tantas histórias positivas de amamentação que nesta crise às vezes sinto-me sozinha. Sinto que o meu bebé é mais um bebé, preguiçoso para fazer sucção na maminha e impaciente até o leite sair como ele quer. Mas as vezes, em momentos de desespero e frustração, tudo passa pela cabeça, e pensamentos muito negros.
.
Sempre quis acreditar que está fase vai passar, mas o tempo também está a passar, mais de um mês desde que começou, e não vejo nenhuma melhoria. Os vossos bebés perderam peso durante esse período? Acho que se não tivesse o fantasma do peso, talvez conseguisse lidar melhor com esta situação 😔

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

jolo escreveu:
Olá,
Como a compreendo, passei exatamente oelo mesmo. A m8nha bebé está com 7 meses e continua com lm.
Por volta dos três meses houve uma mudança drástica na amamentação, ela mamava calmamente 20 minutos em cada mama e de repente passa para 2 minutos em cada mama e uma doer agitação. Entretanto também tive de sair e deixei biberão, mamou umas duas vezes. Nesse mesmo dia e no seguinte foi um inferno na mama, eu chorei, chorei mas não desisti. Insisti e dava de mamar com ela maus sonolenta e lá acabou por passar, mas demorou. Mesmo tendo passado muito tempo ela fica sempre impaciente quando o reflexo de ejecção não vem logo. Por isso mesmo nunca mais dei biberão, ou bebe em copo aberto ou copo 360. Um conselho: o treino em copo aberto ou 360 requer treino, pelo menos 2 semanas e muita paciência. Só depois de 15 dias a bebé se vai habituar. Se precisar de alguma coisa envie mensagem privada, estou disponível para ajudar no que puder.

Olá mamã, como e quando começou o treino para beber em copo? Chegou a experimentar aquela colher da Medela? Eu posso tentar convencer o pai que vai ficar com o bebé a dar o leitinho nessas formas mais alternativas. A avó que depois vai ficar com ele a partir de Agosto é que não estou nada confiante que vá alinhar.
Quando iniciou a IA viu melhorias na vontade de mamar ou notou que ficou ainda pior?

jolo -
Offline
Desde 02 Out 2009

Bellinha.M escreveu:

jolo escreveu:Olá,
Como a compreendo, passei exatamente oelo mesmo. A m8nha bebé está com 7 meses e continua com lm.
Por volta dos três meses houve uma mudança drástica na amamentação, ela mamava calmamente 20 minutos em cada mama e de repente passa para 2 minutos em cada mama e uma doer agitação. Entretanto também tive de sair e deixei biberão, mamou umas duas vezes. Nesse mesmo dia e no seguinte foi um inferno na mama, eu chorei, chorei mas não desisti. Insisti e dava de mamar com ela maus sonolenta e lá acabou por passar, mas demorou. Mesmo tendo passado muito tempo ela fica sempre impaciente quando o reflexo de ejecção não vem logo. Por isso mesmo nunca mais dei biberão, ou bebe em copo aberto ou copo 360. Um conselho: o treino em copo aberto ou 360 requer treino, pelo menos 2 semanas e muita paciência. Só depois de 15 dias a bebé se vai habituar. Se precisar de alguma coisa envie mensagem privada, estou disponível para ajudar no que puder.

Olá mamã, como e quando começou o treino para beber em copo? Chegou a experimentar aquela colher da Medela? Eu posso tentar convencer o pai que vai ficar com o bebé a dar o leitinho nessas formas mais alternativas. A avó que depois vai ficar com ele a partir de Agosto é que não estou nada confiante que vá alinhar.
Quando iniciou a IA viu melhorias na vontade de mamar ou notou que ficou ainda pior?

Logo que tive esses problemas quando introduzi o biberão comecei a treinar com o copo aberto, usei primeiro uma chávena de café e depois um copo de vidro pequeno. Também tentei a colher doseadora que comprei no eleclerc mas não achei tão prático. Entretanto comprei o copo 360 para usar nas saídas e principalmente no carro, ela bebe muito bem por ele. Nunca mais usei biberão, o facto é que se habituar o bebé a estes dispositivos ele depois não vai aceitar o biberão e então quem ficar com ele vai ver-se obrigado a usar os mesmos. Por exemplo, a minha bebé já não aceita o biberão, então já nem me preocupa que queiram tentar😆.
Com a introdução alimentar é mais fácil porque o leite já não é o único alimento e sentimos um alívio na pressão de sermos o único alimento do bebé, pelo menos foi assim que me senti, mais leve. Só fiz introdução aos 6meses. A questão do peso é relativa, desde que faça bem xixi, durma bem e esteja bem disposto é o que interessa. Sigo um perfil no insta muito fixe, chama-se bebesemformula.
Ainda agora a minha pequenita tem estado chata, o reflexo de ejecção do leite tem estado mais lento e ela não tem paciência nenhuma, mas vou tentando levar com calma.
Tudo o que sugiro é se quiser muito amamentar, eu quero muito até aos dois anos. Se não quiser é estiver infeliz com todas estas situações sou apologista que deve seguir o caminho que lhe tra mais paz, se for o biberão que assim seja.

Sobre jolo

Joal

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

jolo escreveu:

Bellinha.M escreveu:

jolo escreveu:Olá,
Como a compreendo, passei exatamente oelo mesmo. A m8nha bebé está com 7 meses e continua com lm.
Por volta dos três meses houve uma mudança drástica na amamentação, ela mamava calmamente 20 minutos em cada mama e de repente passa para 2 minutos em cada mama e uma doer agitação. Entretanto também tive de sair e deixei biberão, mamou umas duas vezes. Nesse mesmo dia e no seguinte foi um inferno na mama, eu chorei, chorei mas não desisti. Insisti e dava de mamar com ela maus sonolenta e lá acabou por passar, mas demorou. Mesmo tendo passado muito tempo ela fica sempre impaciente quando o reflexo de ejecção não vem logo. Por isso mesmo nunca mais dei biberão, ou bebe em copo aberto ou copo 360. Um conselho: o treino em copo aberto ou 360 requer treino, pelo menos 2 semanas e muita paciência. Só depois de 15 dias a bebé se vai habituar. Se precisar de alguma coisa envie mensagem privada, estou disponível para ajudar no que puder.

Olá mamã, como e quando começou o treino para beber em copo? Chegou a experimentar aquela colher da Medela? Eu posso tentar convencer o pai que vai ficar com o bebé a dar o leitinho nessas formas mais alternativas. A avó que depois vai ficar com ele a partir de Agosto é que não estou nada confiante que vá alinhar.
Quando iniciou a IA viu melhorias na vontade de mamar ou notou que ficou ainda pior?

Logo que tive esses problemas quando introduzi o biberão comecei a treinar com o copo aberto, usei primeiro uma chávena de café e depois um copo de vidro pequeno. Também tentei a colher doseadora que comprei no eleclerc mas não achei tão prático. Entretanto comprei o copo 360 para usar nas saídas e principalmente no carro, ela bebe muito bem por ele. Nunca mais usei biberão, o facto é que se habituar o bebé a estes dispositivos ele depois não vai aceitar o biberão e então quem ficar com ele vai ver-se obrigado a usar os mesmos. Por exemplo, a minha bebé já não aceita o biberão, então já nem me preocupa que queiram tentar😆.
Com a introdução alimentar é mais fácil porque o leite já não é o único alimento e sentimos um alívio na pressão de sermos o único alimento do bebé, pelo menos foi assim que me senti, mais leve. Só fiz introdução aos 6meses. A questão do peso é relativa, desde que faça bem xixi, durma bem e esteja bem disposto é o que interessa. Sigo um perfil no insta muito fixe, chama-se bebesemformula.
Ainda agora a minha pequenita tem estado chata, o reflexo de ejecção do leite tem estado mais lento e ela não tem paciência nenhuma, mas vou tentando levar com calma.
Tudo o que sugiro é se quiser muito amamentar, eu quero muito até aos dois anos. Se não quiser é estiver infeliz com todas estas situações sou apologista que deve seguir o caminho que lhe tra mais paz, se for o biberão que assim seja.

Não defini objetivos de amamentação. Neste momento quero muito chegar aos 6 meses! E costumo dizer que tudo o que vier depois é bónus 😊 mas com todo o stress e frustração e ansiedade que tenho sentido no último mês e meio, a continuar assim penso que com a IA aos 6 meses vou optar por deixar seguir o caminho que tiver que ser sem forçar mais nada. O que for melhor para mim e para a relação com o meu bebé.
Há dias e alturas que inconscientemente acabo por ressentir. Quando aperto o mamilo, vejo que tenho leite e que mesmo assim ele trata a maminha como se o fosse matar... é muito duro!
.
Já comecei a seguir esse perfil do Instagram e vou comprar o copo específico e ver se ele se adapta. Mais uma vez, muito obrigada pelo seu testemunho! E muitas felicidades para si e para a sua menina 💕

CL1990 -
Offline
Desde 28 Out 2021

Minha querida,
.
O meu bebé tem refluxo oculto desde que nasceu e foram muitas as vezes que ao longo destes quase 5 meses rejeitava a mama.
.
Cheguei a pensar em falta de leite dada a rejeição.
.
Sempre mamou LA também (1 biberão por dia) pois fui sempre muito mal aconselhada e todos diziam que ele chorava por fome então antes do SN dava um biberão.
.
Há dias em que rejeitava o biberão.
.
Portanto no meu caso, embora rejeite mais a mama, também já rejeitou o biberão muitas vezes.
.
Atualmente ao fim de semana mama LM exclusivo e durante a semana mama 2 mamadas de LA na minha ausência (já regressei ao trabalho). Tal como tu, não consigo esvaziar o peito com a bomba e acabei por desistir de tirar para armazenar.
.
Às vezes tenho medo que rejeite a mama de vez mas mais pela parte prática que é amamentar no período noturno (o meu marido trabalha por turnos por isso muitas vezes estou sozinha, tornando o processo de ir preparar biberões mais complicado).
.
Nós damos o nosso melhor mas eles têm as suas próprias vontades.
.
Fico a torcer para que ambas consigamos manter a maminha 🙏

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

CL1990 escreveu:
Minha querida,
.
O meu bebé tem refluxo oculto desde que nasceu e foram muitas as vezes que ao longo destes quase 5 meses rejeitava a mama.
.
Cheguei a pensar em falta de leite dada a rejeição.
.
Sempre mamou LA também (1 biberão por dia) pois fui sempre muito mal aconselhada e todos diziam que ele chorava por fome então antes do SN dava um biberão.
.
Há dias em que rejeitava o biberão.
.
Portanto no meu caso, embora rejeite mais a mama, também já rejeitou o biberão muitas vezes.
.
Atualmente ao fim de semana mama LM exclusivo e durante a semana mama 2 mamadas de LA na minha ausência (já regressei ao trabalho). Tal como tu, não consigo esvaziar o peito com a bomba e acabei por desistir de tirar para armazenar.
.
Às vezes tenho medo que rejeite a mama de vez mas mais pela parte prática que é amamentar no período noturno (o meu marido trabalha por turnos por isso muitas vezes estou sozinha, tornando o processo de ir preparar biberões mais complicado).
.
Nós damos o nosso melhor mas eles têm as suas próprias vontades.
.
Fico a torcer para que ambas consigamos manter a maminha 🙏

Obrigada pelas palavras! Também estou aqui a torcer que consigas manter a maminha 🙏🏼🤍

PatriciaLazeraM... -
Offline
Desde 18 Maio 2024

Bellinha.M escreveu:
Muito obrigada a todas as mamãs pelas palavras e pela partilha de experiências. Ouvindo tantas histórias positivas de amamentação que nesta crise às vezes sinto-me sozinha. Sinto que o meu bebé é mais um bebé, preguiçoso para fazer sucção na maminha e impaciente até o leite sair como ele quer. Mas as vezes, em momentos de desespero e frustração, tudo passa pela cabeça, e pensamentos muito negros.
.
Sempre quis acreditar que está fase vai passar, mas o tempo também está a passar, mais de um mês desde que começou, e não vejo nenhuma melhoria. Os vossos bebés perderam peso durante esse período? Acho que se não tivesse o fantasma do peso, talvez conseguisse lidar melhor com esta situação 😔

Olá!! A sua situação melhorou depois dessa fase ? A minha está agora a passar por isso é faz 4 meses dia 31.

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

PatriciaLazeraMartins escreveu:

Bellinha.M escreveu:Muito obrigada a todas as mamãs pelas palavras e pela partilha de experiências. Ouvindo tantas histórias positivas de amamentação que nesta crise às vezes sinto-me sozinha. Sinto que o meu bebé é mais um bebé, preguiçoso para fazer sucção na maminha e impaciente até o leite sair como ele quer. Mas as vezes, em momentos de desespero e frustração, tudo passa pela cabeça, e pensamentos muito negros.
.
Sempre quis acreditar que está fase vai passar, mas o tempo também está a passar, mais de um mês desde que começou, e não vejo nenhuma melhoria. Os vossos bebés perderam peso durante esse período? Acho que se não tivesse o fantasma do peso, talvez conseguisse lidar melhor com esta situação 😔

Olá!! A sua situação melhorou depois dessa fase ? A minha está agora a passar por isso é faz 4 meses dia 31.

Olá Patrícia,
Em primeiro lugar quero enviar um abracinho virtual. Ainda hoje considero que foi o período mais negro na minha relação com o meu bebé e sinto-me triste só de lembrar 😢 Eu juro que quase fiz o pino para ele mamar...
Mas posso dizer que melhorou! Melhorou muito!!!
Tive tanto receio de como seria quando voltasse ao trabalho mas talvez por sentir falta, sempre que eu voltava a casa mandava com gosto e nunca mais fez guerras à maminha. O ponto de viragem foi pelos 5 meses.
.
Tirei leite e ele fez amamentação em exclusivo até aos 9 meses e após este período fez LD sempre que estava comigo e um biberão de LA por dia quando estava com a avó (sim, por estranho que possa parecer o meu bebé nunca aceitou outra forma de beber leite sem ser a maminha e o biberão por isso acabou por beber sempre biberão).
E a melhor parte é que a nossa história na amamentação contínua por isso posso dizer que apesar de tudo, valeu a pena não ter desistido 😊

Amelie1987 -
Offline
Desde 28 Mar 2024

Bem já sei que a mina opinião vale de pouco ou nada para si mas sendo isto uma comunidade escrevo para outra alguém que queria ler .
A confusão de bicos é real e acontece muito , as consultoras de amamentação costumam falar disso e não foi aqui relatado se lhe foi dito à autora do post sobre isso ou não mas o que é certo é que dando biberon há a probabilidade de o bebé rejeitar a maminha … é tão simples quanto isto ! É o jogo das probabilidades…! Isto porque no biberon não há tanto esforço , mesmo nos xpto que há à venda … e há bebés que depois só querem biberon ! Assim como há os que não querem e só querem maninha e há mães que depois estão cansadas e só queriam dar biberon… ser humano é complexo !!
Isto para dizer que sim quando se dá biberon uma vez há a probabilidade de o bebé querer só biberon depois .. há quem depois tire leite e dê no biberon para manter o LM por ser melhor para o bebé, há quem passe para LA e há quem faça misto …!
Agora se o objetivo é manter a maminha , dar outros bicos é saber que há probabilidade de rejeição do mamilo - isto é válido para chupeta mas no biberon como sai leite ainda mais . ! Mas é como tudo ! Há bebés que tanto faz ser mamaminha, biberon ,colher querem é leite !!
Mas o recomendado é dar em colher ou copinho ou seringa para se evitar a confusão de bicos e a consequente rejeição da maminha.
Depois passado os primeiros 3 meses os bebés gostam de ver o que se passa ao redor e é normal distraírem-se , estão a ver o mundo que finalmente apreendem e querem conhecer.
O melhor sem ser de duas em duas horas é ser em livre demanda , mama quando quer e o tempo que quiser … se é 5min que seja , se quer mais passado 15min que seja … mas isso requer um esforço materno que pode não ser para todas … é a vida !
Com a IA há bebés que comem pouco ou com seletividade alimentar e o que salva é o leite materno ali à disposição … até porque o leite é para se manter e os alimentos serem complemento.
O LM é sempre uma mais valia, nenhum LA se equipara ao LM isso é certo e é o que os estudos indicam , aliás já vi anúncios de LA com essa indicação ! Óbvio que fica à consideração de cada uma decidir o que acha melhor para si e para o seu rebento … e as prioridades de uma não são as da outra …
Que seja o que cada uma quiser que seja

PatriciaLazeraM... -
Offline
Desde 18 Maio 2024

Bellinha.M escreveu:

PatriciaLazeraMartins escreveu:

Bellinha.M escreveu:Muito obrigada a todas as mamãs pelas palavras e pela partilha de experiências. Ouvindo tantas histórias positivas de amamentação que nesta crise às vezes sinto-me sozinha. Sinto que o meu bebé é mais um bebé, preguiçoso para fazer sucção na maminha e impaciente até o leite sair como ele quer. Mas as vezes, em momentos de desespero e frustração, tudo passa pela cabeça, e pensamentos muito negros.
.
Sempre quis acreditar que está fase vai passar, mas o tempo também está a passar, mais de um mês desde que começou, e não vejo nenhuma melhoria. Os vossos bebés perderam peso durante esse período? Acho que se não tivesse o fantasma do peso, talvez conseguisse lidar melhor com esta situação 😔

Olá!! A sua situação melhorou depois dessa fase ? A minha está agora a passar por isso é faz 4 meses dia 31.

Olá Patrícia,
Em primeiro lugar quero enviar um abracinho virtual. Ainda hoje considero que foi o período mais negro na minha relação com o meu bebé e sinto-me triste só de lembrar 😢 Eu juro que quase fiz o pino para ele mamar...
Mas posso dizer que melhorou! Melhorou muito!!!
Tive tanto receio de como seria quando voltasse ao trabalho mas talvez por sentir falta, sempre que eu voltava a casa mandava com gosto e nunca mais fez guerras à maminha. O ponto de viragem foi pelos 5 meses.
.
Tirei leite e ele fez amamentação em exclusivo até aos 9 meses e após este período fez LD sempre que estava comigo e um biberão de LA por dia quando estava com a avó (sim, por estranho que possa parecer o meu bebé nunca aceitou outra forma de beber leite sem ser a maminha e o biberão por isso acabou por beber sempre biberão).
E a melhor parte é que a nossa história na amamentação contínua por isso posso dizer que apesar de tudo, valeu a pena não ter desistido 😊

Obrigada pelo abracinho 🥹 e pela resposta ! Eu já andava a preparar-me para esta fase mas nunca pensei que fosse tão chato!
A mim o que mais me desespera é ela estar constantemente a meter a mão na mama e a tirá-la da boca, e depois enerva-se e estamos nisto uma hora quando ela já mamava em 10 minutos. Depois estica-se com as pernas e empurra-me com os braços, está sempre tensa e acaba por sair da mama com estes movimentos . E ainda para mais ela ainda adormece a maioria das vezes na maminha, e até para a por a dormir tem sido um filme.
Ou seja durante a noite, que já só acordava uma vez para mamar, esta noite por exemplo acordou 3 e na última vez demorei quase 2h para a adormecer . Tive que a deitar duas vezes para me acalmar porque já estava a desesperar . Claro que ela desatou a chorar dessas duas vezes. Sou mãe solteira e tem sido muito difícil ser só eu 24 sobre 24h.
Ela faz 4 meses amanhã, mas já começou com este comportamento há mais de uma semana… espero que melhore antes dos 5 meses para não enlouquecer de vez.

Bellinha.M -
Offline
Desde 12 Abr 2022

PatriciaLazeraMartins escreveu:

Bellinha.M escreveu:

PatriciaLazeraMartins escreveu:

Bellinha.M escreveu:Muito obrigada a todas as mamãs pelas palavras e pela partilha de experiências. Ouvindo tantas histórias positivas de amamentação que nesta crise às vezes sinto-me sozinha. Sinto que o meu bebé é mais um bebé, preguiçoso para fazer sucção na maminha e impaciente até o leite sair como ele quer. Mas as vezes, em momentos de desespero e frustração, tudo passa pela cabeça, e pensamentos muito negros.
.
Sempre quis acreditar que está fase vai passar, mas o tempo também está a passar, mais de um mês desde que começou, e não vejo nenhuma melhoria. Os vossos bebés perderam peso durante esse período? Acho que se não tivesse o fantasma do peso, talvez conseguisse lidar melhor com esta situação 😔

Olá!! A sua situação melhorou depois dessa fase ? A minha está agora a passar por isso é faz 4 meses dia 31.

Olá Patrícia,
Em primeiro lugar quero enviar um abracinho virtual. Ainda hoje considero que foi o período mais negro na minha relação com o meu bebé e sinto-me triste só de lembrar 😢 Eu juro que quase fiz o pino para ele mamar...
Mas posso dizer que melhorou! Melhorou muito!!!
Tive tanto receio de como seria quando voltasse ao trabalho mas talvez por sentir falta, sempre que eu voltava a casa mandava com gosto e nunca mais fez guerras à maminha. O ponto de viragem foi pelos 5 meses.
.
Tirei leite e ele fez amamentação em exclusivo até aos 9 meses e após este período fez LD sempre que estava comigo e um biberão de LA por dia quando estava com a avó (sim, por estranho que possa parecer o meu bebé nunca aceitou outra forma de beber leite sem ser a maminha e o biberão por isso acabou por beber sempre biberão).
E a melhor parte é que a nossa história na amamentação contínua por isso posso dizer que apesar de tudo, valeu a pena não ter desistido 😊

Obrigada pelo abracinho 🥹 e pela resposta ! Eu já andava a preparar-me para esta fase mas nunca pensei que fosse tão chato!
A mim o que mais me desespera é ela estar constantemente a meter a mão na mama e a tirá-la da boca, e depois enerva-se e estamos nisto uma hora quando ela já mamava em 10 minutos. Depois estica-se com as pernas e empurra-me com os braços, está sempre tensa e acaba por sair da mama com estes movimentos . E ainda para mais ela ainda adormece a maioria das vezes na maminha, e até para a por a dormir tem sido um filme.
Ou seja durante a noite, que já só acordava uma vez para mamar, esta noite por exemplo acordou 3 e na última vez demorei quase 2h para a adormecer . Tive que a deitar duas vezes para me acalmar porque já estava a desesperar . Claro que ela desatou a chorar dessas duas vezes. Sou mãe solteira e tem sido muito difícil ser só eu 24 sobre 24h.
Ela faz 4 meses amanhã, mas já começou com este comportamento há mais de uma semana… espero que melhore antes dos 5 meses para não enlouquecer de vez.

Percebo! Por aqui também tirava com as mãos, virava a cara, esperneava...
Acredite que vamos buscar forças quando achamos que já não temos!
Desejo-lhe mesmo muita força e tudo de bom!

Outros tópicos relacionados

Dra. Sofia Alegra
Olá meninas. Alguma de vocês é seguida pela Dra. Sofia Alegra? Já encontrei aqui alguns testemunhos no fórum mas são todos já antigos. Vou a consulta com ela na próxima quarta feira, de 5 semanitas 😆
ECO 5 semanas sem saco gestacional
Alo mummys 😊 Ontem fiz a primeira consulta e a Dra. fez uma eco para ver o saco gestacional e ver se estava tudo normal. No entanto, não conseguiu ver absolutamente nada, apenas p endometrio espessado. Fiquei de lá voltar dia 16/03 para repetir a...
Dor (queimação) pe barriga lado direito - movimentar
Alo meninas. Desde ha uns 3/4 dias que sinto uma dor no pe da barriga, do lado direito mas só quando me viro na cama para esse lado e quando me levanto e ando. Parece uma dor de queimação sei lá ... Alguma de vocês sentiu esse tipo de dor no inicio...
Emagrecer durante a gestação :)
Alo mummys 😊 Queria contar vos a minha experiência.. Que está agora a começar e saber se alguém mais está nesta luta de.. Emagrecer durante a gestação 😊 Há cerca de 3 anos atrás devido a um descontrolo hormonal engordei quase 40kg num ano.. E desde...
Dra Maria Sofia Alegra - Lusíadas
Boa tarde meninas , Alguma de vocês é seguida pela Dra Maria Sofia Alegra ? Alguém sabe se é acessível a nível de passar alguma baixa ? Trabalho a cerca de 40-45 mins de casa, e confesso que conduzir já se torna muito cansativo e desconfortável para...
Obstetra Dra Sofia Alegra
Olá Opiniões da Dra Sofia Alegra. Será para acompanhamento de gravidez gemelar Obrigada!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?