Abono pré-natal | De Mãe para Mãe

Abono pré-natal

Responda
6 mensagens
Filipa Braz -
Desde 09 Set 2024

Olá, mamãs!!

Sou mãe de primeira viagem, e como é natural tenho imensas dúvidas.
Assim que fiz as 13 semanas pedi ao médico obstetra que me consultou que me desse o papel para tratar do abono pré-natal, mas já tem quase duas semanas e até agora o estado na segurança social continua em "análise".
É normal a demora na resposta da atribuição, devo dirigir-me à segurança social?
Desde já obrigada Sorriso

soniamst -
Desde 22 Dez 2016

Como fez o pedido (on-line ou directamente ao balcão)?
Juntamente com o certificado de gravidez entregou os documentos solicitados? Tem o agregado familiar e as moradas actualizadas?
Talvez seja melhor contactar a segurança social por e-mail e questionar, por outro lado muitos funcionários da segurança social estiveram de férias e pode estar tudo mais atrasado.
*
Como requerer
O abono pré-natal deve ser requerido pela mulher grávida ou em seu nome pelo respetivo representante legal, através:

Do serviço Segurança Social Direta
Dos formulários Mod.RP5045-DGSS e Mod.GF44-DGSS, a apresentar
Nos serviços de atendimento da Segurança Social
Nas lojas do cidadão.

J.CSantos -
Desde 05 Mar 2022

Olá mamã,

A demora pode ser por ter sido Agosto e demorar mais um bocadinho devido às férias e diminuição do pessoal.
Contudo, no meu caso foi muito rápido, obtive a resposta na mesma semana que submeti o pedido. Mas isso foi em Janeiro. Fiz pelo site.

Tudo a correr bem!

Filipa Braz -
Desde 09 Set 2024

Olá Sorriso

Fiz online, tenho tudo atualizado e preenchi o requerimento e anexei o papel do médico com a indicação das semanas e nº de nascituros.
Talvez seja melhor entrar em contacto com a segurança social ou ir presencialmente.
Muito obrigada pela ajuda.

Filipa Braz -
Desde 09 Set 2024

J.CSantos escreveu:
Olá mamã,
A demora pode ser por ter sido Agosto e demorar mais um bocadinho devido às férias e diminuição do pessoal.
Contudo, no meu caso foi muito rápido, obtive a resposta na mesma semana que submeti o pedido. Mas isso foi em Janeiro. Fiz pelo site.
Tudo a correr bem!

Bom dia,

Talvez seja por isso, vou aguardar mais uns dias e contacto a segurança social para saber se existe a possibilidade de ter feito algo de errado ou se é só o processamento natural.
Muito obrigada Espertalhão

Melody Smile -
Desde 30 Jan 2025

É completamente normal ter dúvidas, especialmente sendo mamãe de primeira viagem. O processo de análise do benefício pode, sim, levar algumas semanas, dependendo da demanda do INSS. Caso o status continue como “em análise” por um período muito longo, pode ser uma boa ideia entrar em contato com o atendimento ou ir pessoalmente até uma agência para esclarecer a situação.

Enquanto aguarda a resposta, aproveite para relaxar https://brasil-cassino.com/ e se distrair um pouco. Algumas mães encontram nos jogos online uma forma leve de passar o tempo e aliviar o estresse da gravidez.

Outros tópicos relacionados

Dra. Sofia Alegra
Olá meninas. Alguma de vocês é seguida pela Dra. Sofia Alegra? Já encontrei aqui alguns testemunhos no fórum mas são todos já antigos. Vou a consulta com ela na próxima quarta feira, de 5 semanitas 😆
ECO 5 semanas sem saco gestacional
Alo mummys 😊 Ontem fiz a primeira consulta e a Dra. fez uma eco para ver o saco gestacional e ver se estava tudo normal. No entanto, não conseguiu ver absolutamente nada, apenas p endometrio espessado. Fiquei de lá voltar dia 16/03 para repetir a...
Dor (queimação) pe barriga lado direito - movimentar
Alo meninas. Desde ha uns 3/4 dias que sinto uma dor no pe da barriga, do lado direito mas só quando me viro na cama para esse lado e quando me levanto e ando. Parece uma dor de queimação sei lá ... Alguma de vocês sentiu esse tipo de dor no inicio...
Emagrecer durante a gestação :)
Alo mummys 😊 Queria contar vos a minha experiência.. Que está agora a começar e saber se alguém mais está nesta luta de.. Emagrecer durante a gestação 😊 Há cerca de 3 anos atrás devido a um descontrolo hormonal engordei quase 40kg num ano.. E desde...
Dra Maria Sofia Alegra - Lusíadas
Boa tarde meninas , Alguma de vocês é seguida pela Dra Maria Sofia Alegra ? Alguém sabe se é acessível a nível de passar alguma baixa ? Trabalho a cerca de 40-45 mins de casa, e confesso que conduzir já se torna muito cansativo e desconfortável para...
Obstetra Dra Sofia Alegra
Olá Opiniões da Dra Sofia Alegra. Será para acompanhamento de gravidez gemelar Obrigada!