Entrevista

O espaço a intervir dará indicações sobre o percurso que será feito, tendo como objetivo potenciar as suas qualidades

Profissão:
Designer Interiores e Equipamento

Há quanto tempo envolve-se com decoração e como se interessou pela área?

Desde 2007 sou coordenadora do Departamento de Design da LOGOEXISTO, mas o meu envolvimento com a área decorativa iniciou anos antes. Tudo começou na Universidade e em experiências profisisonais onde passei a criar ambientes e desenvolver diversos objetos decorativos.

Os aspectos mais importantes de uma decoração:

O cliente é o aspecto mais importante de qualquer projeto, como também a definição dos objetivos estéticos, funcionais e orçamentais, os quais constituem o que será proposto. É assim que um projeto nasce e se concretiza. A experiência e a dedicação do profissional que irá gerir o projeto também é um aspecto importante, pois este deve ir ao encontro das expectativas do cliente.

As inspiração para decorar:

O espaço a intervir dará indicações sobre o percurso que será feito, tendo como objetivo potenciar as suas qualidades e anular os seus pontos menos positivos. A luz, o enquadramento, as texturas, cores, cultura e espaço darão a orientação suficiente para o desenvolvimento de uma decoração inspiradora.

O processo criativo:

O processo criativo é o resultado de experiências sensoriais que acumulo das minhas vivências, e que naturalmente se refletem nos projetos decorativos.

Do início ao fim como desenrola seus projetos decorativos?

O cliente vai delinear o percurso do processo de trabalho mas, por norma, é agendada uma reunião que poderá ocorrer em dois momentos: nas nossas instalações - para melhor conhecer o nosso profissionalismo, e/ou no local a intervir - reunindo lá todos os elementos necessários para a compreensão do objetivo do cliente e para a elaboração de uma proposta. Com tudo organizado e aprovado é desenvolvido o projeto e apresentado ao cliente e dado a conclusão do mesmo apenas quando for inteiramente ao encontro da satisfação do cliente.

Prefere um ou vários estilos de decoração?

Prefiro um estilo intemporal, confortável, sóbrio e elegante, adaptado ao estilo do cliente.

Espaço que mais gosta de decorar e porquê?

Encaro todos os espaços da casa como um desafio.

O que está in e o que está out em termos de decoração?

Está in o conforto, a identidade e a funcionalidade. Está out a exuberância e a ostentação.

Existe alguma cor, detalhe ou peça que utilize sempre nas suas decorações?

Cada cliente e espaço a ser decorado ditam regras que são fundamentais para a escolha e seleção de materiais, equipamentos e cores, que podem ou não se repetirem em cada novo projeto.

 

Conheça os projetos decorativos de Sandra Costa