Entrevista

A versatilidade é o que torna todos os projetos diferentes e que seja sempre divertido desenvolver cada um deles

Há quanto tempo envolve-se com decoração e como se interessou pela área?

Desde sempre! Minha mãe era decoradora e cresci a andando de feira em feira inspirando-me com as novidades e tendências da área.

De quando iniciou na área até hoje o que notou de diferença no desenrolar da profissão?

A confiança que os clientes possuem no meu trabalho. Do que está no briefing, 98% é aprovado! O que facilita muito o meu trabalho, sem contar na satisfação do resultado final.

Qual foi o momento mais importante/marcante até o momento?

Relativamente a projetos, foi o showroom da Love Tiles, que é uma marca de cerâmica muito conceituada. Todos os anos convidam um designer para fazer o showroom e, 2015 foi o meu ano!

Os aspectos mais importantes de uma decoração?

Os revestimentos! É necessário que um projeto tenha uma boa estrutura com materiais simples mas adequados. Assim, qualquer projeto se torna fácil de se realizar. A iluminação é também um dos aspectos que considero fundamental, pelo ambiente que se cria e conforto que se transmite. Procuro criar ambientes agradáveis para viver, preocupo-me bastante com a rotina de quem habita o lar e não somente em criar uma divisão bonita visualmente.

As inspirações para decorar:

Em todo o lado! Seja as viagens, revistas, situações inusitadas, etc... tudo acaba por ser o fio condutor de várias ideaias.

O processo criativo:

Primeiramente gosto de ficar analisando a situação apresentada pelo cliente: o estilo, os problemas, a organização, os desejos... Depois vem a melhor parte: escolher o tema, materiais, tecidos e acessórios, utilizando algumas peças chave que fazem toda a diferença na decoração. Gosto muito de desenhar peças diferentes em todos os projetos, e em captar um a essência do cliente para criar pequenos apontamentos temáticos.

Do início ao fim como desenrola seus projetos decorativos?

O processo inicia-se com uma visita ao cliente e ao local para elaborar a proposta do projeto. Depois de aprovada e de definir todos os elementos: implementação do mobiliário, cores, têxteis, iluminação, adereços... é que efetuam-se as encomendas e, por fim, as montagens.

Prefere um ou vários estilos de decoração?

Trabalho com vários estilos. Adoro a versatilidade da profissão! Numa semana estamos fazendo um espaço moderno e na semana seguinte um espaço vintage, ou romântico, ou étnico... A versatilidade de estilos é o que torna todos os projetos diferentes e que seja sempre divertido desenvolver cada um deles.

Com que estilo de decoração mais se identifica?

Gosto de projetos de estilo moderno e clean com acessórios clássicos, pois proporcionam uma sensação de aconchego.

Paleta de cores preferida:

Sem dúvida os tons de azul, cinza, coral e todas as cores que sejam alegres e com um tom pastel.

Espaço que mais gosta de decorar e porquê?

O meu espaço preferido são as salas, apesar de também gostar muito de decorar banheiros. Salas, por ser o espaço onde as pessoas se reúnem e o banheiro por normalmente serem espaços pequenos e interessantes de organizar.

O que está in e o que está out em termos de decoração?

In está o estilo vintage, as peças com pés torneados e padrões geométricos, florais e também o estilo retro. Out estão os móveis lacados com alto brilho ou com LEDS incorporados.

Existe alguma cor, detalhe ou peça que utilize sempre nas suas decorações?

Talvez sejam as fitas de seda! Adoro terminar os projetos com detalhes coloridos onde se dá destaque a uma peça aleatória.

 

Conheça os projetos decorativos de Rita Glória

Curta Rita Glória Interior Design no Facebook