Alexandra Sotto Maior e Filipe Faria
Entrevista

Tentamos sempre pensar outside the box e desafiar os limites

Profissão:
Designer

Há quanto tempo envolvem-se com decoração e como se interessaram pela área?

A Matrioskas é uma empresa de arquitetura, decoração e design que foi criada em 2007. Ela surgiu do encontro de duas personalidades distintas, porém complementares: Alexandra Sotto Maior que possui uma ligação ao Design e que tem uma perspectiva muito pragmática e racionalista de função e Filipe Faria que desenha peças intemporais com uma interpretação atual, vogando entre a ideia e a forma.

Os aspectos mais importantes de uma decoração:

Conforto, funcionalidade e harmonia.

As inspirações para decorar:

Somos constantemente bombardeados com informação, definir uma inspiração em particular é limitador. Tentamos sempre pensar outside the box e desafiar os limites.

O processo criativo:

É difícil defini-lo, pois tanto pode acontecer de um modo rápido e intuitivo, como implicar numa grande dose de concentração e várias sessões de tentativas e erros até achar a “receita” ideal…

Do início ao fim como desenrolam seus projetos decorativos?

Fazemos um levantamento do espaço, das necessidades e gostos do cliente. Depois de um brainstorming a dois, passamos para o computador a ideia inicial, que vamos trabalhando até atingir a perfeição… depois é apresentada a ideia ao cliente, aprovada ou alterada por possíveis contingências, e finalmente implementada. A ultima fase é acompanhada com todo o cuidado porque é do rigor da execução que vai depender o sucesso da nossa ideia inicial.

Prefere um ou vários estilos de decoração?

Trabalhamos o nosso estilo em função dos gostos e necessidades de cada cliente.

Com que estilo de decoração mais se identificam?

Não nos identificamos com nenhum estilo em particular.

Espaço que mais gosta de decorar e porquê?

As salas de estar e jantar, porque são áreas em que o mundo privado da casa se abre ao convívio e se torna público.

O que está in e o que está out em termos de decoração?

Parafraseando, no mundo da decoração e no mundo da moda: “one day you are in… next day you are out”. O que hoje vale amanhã já não, por isso os nossos trabalhos revelam sempre intemporalidade e envelhecem graciosamente como um bom Vinho do Porto.

Existe alguma cor, detalhe ou peça que utilizam sempre nas suas decorações?

Compartilhamos uma visão otimista do mundo, que se traduz em espaços amplos, no uso imoderado do branco, temperado com alguma cor, no humor e no calor que transmitimos a cada projeto.

 

Conheça os projetos decorativos de Matrioskas

Curta Matrioskas no Facebook