Um guia para decorar com IKEA

Média: 4.4 (13 votos)
Ikea

A IKEA chegou, nós vimos e ela venceu! Em três anos a multinacional sueca abriu duas lojas em Portugal, uma em Lisboa e outra no Porto, e conquistou os corações dos portugueses – tanto os decoradores assumidos como aqueles que entretanto se renderam à paixão pela decoração. Descubra esta agradável forma de decorar…

  • O génio por de trás da mundialmente conhecida IKEA, Ingvar Kamprad (que está entre as cinco pessoas mais ricas do mundo!), abriu a sua primeira loja na Suécia em 1958. Uma pequena ideia que se tornou numa verdadeira “revolução industrial”, se considerarmos que hoje a IKEA está presente em 35 países, com 260 lojas e mais de 55 mil trabalhadores em todo o mundo.
  • Um estilo escandinavo que de fria não tem nada, tal a imensidão de cores, inovação e criatividade impressa em todos os seus objectos e mobiliário. Mais do que um conceito de design e de decoração de interiores, a IKEA é um estilo de vida onde, por poucos euros, vende-se a ideia que uma casa não é só para habitar, mas também para viver – um local onde nos sentimos confortáveis e felizes com o que nos rodeia.
  • Com uma equipa de designers que procura oferecer design contemporâneo, apelativo, funcional e acessível a todas as carteiras, estes artistas iniciam o seu processo criativo ao contrário: primeiro decidem o preço de uma peça e depois procuram a solução mais económica para a produzir, com qualidade e muito estilo! Tudo a pensar no cliente!
  • Dispondo de duas ferramentas de marketing extremamente eficazes – o site e o catálogo – ambos são apoios imprescindíveis para uma pesquisa prévia que irá facilitar as suas compras uma vez na loja. O site coloca ao clique de um rato milhares de objectos para cada centímetro da sua casa, assim como ambientes previamente criados para cada divisão… é só inspirar-se ou escolher um cenário pronto-a-levar! O apoio IKEA vai ainda mais longe: pode fazer o download de uma enorme variedade de guias de compras ou programas 3D para cozinhas, escritórios ou roupeiros, que vão ajudá-lo a planificar o seu espaço ao milímetro!
  • Para folhear vezes sem conta, o catálogo, distribuído anualmente e de forma gratuita, circula em 35 países e está impresso em mais de 25 línguas. Só em 2007, foram distribuídos 190 milhões de cópias! Tal como no site, as cerca de duas centenas de páginas do catálogo, põem à vista uma enorme variedade de artigos e móveis com detalhes tão úteis como dimensões, tipo de material, cores disponíveis e, claro, a melhor parte – o preço!
  • Com esta pesquisa prévia e as contas feitas, vai saber exactamente o quer e, na primeira deslocação à IKEA não se vai sentir intimidado pelo tamanho e funcionamento da loja. Mas, mesmo assim, deixe-se perder um bocadinho... aceite o conselho da IKEA e “viva mais a sua casa”!
  • Os preços tentadores são um resultado directo da estratégia empresarial da IKEA que conta com a participação dos próprios clientes para poder garantir os preços mais baixos do mercado. Sabe como?
  • Dividida por dois pisos, em cada canto há uma exposição ainda mais bonita que a anterior, simulando as diferentes divisões de uma casa para auxiliar o cliente na sua escolha. À chegada, o cliente tem acesso a lápis, blocos de notas e fita métrica para iniciar a sua viagem pelo paraíso da decoração, anotando tudo aquilo que lhe agradar. No final, levanta o conteúdo da sua lista de compras nos respectivos sectores, sendo que as peças maiores são entregues já à saída. Tudo o que comprar vem acomodado em caixas, muitas das quais lisas (peças com montagem posterior), por isso, pode transportar tudo facilmente até ao carro e depois até casa.
  • Economizar é a palavra-chave em todo este processo e tudo é mais barato porque: toda a informação relativamente ao produto está nas respectivas etiquetas e o cliente levanta tudo ele próprio, o que elimina a necessidade de muitos funcionários (mais barato!); como os serviços de transporte e de montagem são feitos também pelo cliente, são eliminados os custos de montagem numa fábrica, assim como os de transporte; a IKEA faz questão de produzir em quantidades astronómicas para beneficiar de descontos de produção e distribuição e é adepta do “quanto mais espalmado melhor” porque esse género de embalagens são mais fáceis e económicas de transportar e armazenar.
  • No entanto, se não for um “às da bricolage” e a visão de manuais de instrução (por mais detalhados que possam ser!), peças e parafusos espalhados em todos os sentidos lhe dá calafrios, não desespere, a IKEA disponibiliza serviços de transporte e montagem (pagos, claro está!).
  • Com uma vasta oferta de estilos, há ideias e soluções que vão agradar dos 8 aos 80! Como o factor preço é uma das suas maiores bandeiras, podemos dizer que a IKEA é o parceiro ideal para quem precisa de decorar uma casa alugada, apetrechar a sua primeira habitação, tornar aconchegante o quarto de um estudante que vai estudar para fora, ou (re)criar os quartos de bebés ou crianças que em poucos anos já não cabem em lado nenhum! No entanto, não se limita a estes cenários…
  • Com uma filosofia que aponta, acima de tudo, para os valores e os benefícios do conforto e do bem-estar dentro de quatro paredes, o IKEA tem ambientes e conteúdos para todos os espaços da sua casa. Se precisar de alguma coisa para a cozinha, sala de estar e de jantar, quartos de adultos, adolescentes, crianças e bebés, escritório, casa de banho, entrada e corredores, terraço, jardim e até a arrecadação, a IKEA tem!
  • Obcecados com a organização e a rentabilização de espaço, na IKEA existe ainda uma secção inteiramente dedicada a sistemas de arrumação para guardar tudo aquilo que anda espalhado lá por casa. Com as engenhocas da multinacional sueca, o pequeno torna-se grande num instante!
  • Se ainda não está convencido, fique a saber que com promoções regulares, horários alargados, estacionamento gratuito, espaço para crianças, restaurante, cafetaria, bistro e loja Sueca, a experiência IKEA vai ser sempre muito positiva!
  • Não é por acaso que em 2007 as lojas IKEA em todo o mundo receberam, na totalidade (prepare-se para arregalar os olhos!) 583,050,000 de visitantes! E você? Já se rendeu à “IKEA-mania”?!
Média: 4.4 (13 votos)