Mudar de casa: tarefa pessoal ou serviço profissional?
Mudar de casa nunca parece tão difícil quanto realmente é! Raramente nos percebemos da quantidade de bens materiais que possuímos até estarmos rodeados de caixas empacotadas e ainda perceber que falta empacotar tanta coisa! A maior parte das vezes conseguimos reunir um grupo de familiares e amigos que ajudam nas mudanças, mas contratar um serviço profissional é, cada vez mais, uma opção a considerar.
Vai efetuar a sua própria mudança? Considere os seguintes fatores:
- Dispõe do tempo necessário para realizar toda a mudança? Parecendo que não, empacotar, carregar viaturas, dirigir e descarregar, consome muito tempo.
- Tem ideia da quantidade de móveis e caixas que terá de transportar de uma residência para outra?
- Vai ter elevadores à sua disposição, tanto na partida como no destino? Os móveis cabem no elevador ou vão ter de subir e descer muitas escadas?
- Mobiliário e eletrodomésticos muito grandes são extremamente difíceis de manobrar.
- A sua forma física permite-lhe acompanhar o ritmo de carrega/descarrega?
- O próprio ato de dirigir uma viatura carregada de caixas e/ou móveis é lento e muito extenuante.
- Logicamente que não poderá fazer as mudanças sozinho. Com quantas pessoas vai poder contar para todo o processo?
- Se for inexperiente e se vir confrontado com uma mudança em grande escala, pode ter de adquirir um seguro específico para o efeito, o que implica custos adicionais.
- As viaturas pessoais e de familiares/amigos serão suficientes para efetuar a mudança? Conhece alguém que possa emprestar uma viatura ou terá de alugar uma?
- Qual a distância da mudança? Poucos quilómetros? Muitos? Pense no tempo que cada deslocação necessitará, nos custos de combustível e possíveis paradas para descansar ou comer.
Tarefa pessoal vs serviço profissional
Quando enfrentado com uma mudança, normalmente há que decidir se, juntamente com familiares e amigos tratarão de tudo; ou se, por outro lado, vão entregar o serviço a uma empresa de mudanças. Para ambos os cenários, existem prós e contras:
Faça você mesmo
Prós
- Tem o controle total de todos os aspectos relacionados com a mudança.
- Terá uma maior flexibilidade relativamente ao dia e à hora em que pretende efetuar a mudança.
- Poupa dinheiro, principalmente se não tiver de alugar um meio de transporte maior.
Contras
- Inexperiência. Se nunca efetuou uma mudança de grande porte, pode não ter a mínima ideia daquilo em que está a se meter!
- No caso de ter de alugar um meio de transporte maior, pode não estar habituado a dirigi-lo e estará ainda dependente da disponibilidade dos balcões de aluguel de viaturas.
- Será o único responsável por quaisquer danos resultantes da mudança. O risco de lesões, acidentes e prejuízos materiais é maior quando se trata de um grupo de amigos inexperientes no que toca a mudanças, especialmente sabendo que terão de transportar móveis e caixas pesadas.
- A mudança poderá demorar muito mais tempo do que imaginava, o que pode trazer custos a nível do aluguel de transporte, de dias de trabalho que poderá ter de faltar, sem falar na disponibilidade (ou falta de) por parte de alguns familiares e amigos.
Contratar uma empresa profissional
Prós
- Contratar uma empresar de mudanças profissional vai poupar-lhe muito tempo no que toca ao carregar e descarregar das mobílias e caixas, bem como nas deslocações, uma vez que é a empresa que trata de tudo isso.
- O risco de lesões, acidentes e prejuízos materiais é muito menor, uma vez que se trata de uma empresa especializada neste serviço. Além disso, a empresa é responsabilizada no caso da perda ou danificação de algum objeto, sendo o cliente indenizado.
- Não vai cansar-se tanto, já que não vai carregar nada.
- Algumas empresas de mudanças oferecem serviços além do carregamento, transporte e descarregamento dos seus móveis e caixas, como por exemplo, o empacotamento dos seus bens materiais, sendo que é a própria empresa que disponibiliza as caixas, papel de embrulho, plástico-bolha, panos de proteção, etc.
Contras
- Terá de despender algum tempo na pesquisa de empresas de transporte, pedindo orçamentos e verificando a sua disponibilidade para a(s) data(s) desejada(s).
- Exige um plano de elevada coordenação e de comunicação entre você e a empresa de mudanças, quer no ponto de partida, quer no destino.
- Pode não sentir-se à vontade com os colaboradores da empresa, ou seja, não confiar nas mãos de perfeitos estranhos, os seus pertences mais pessoais e o respectivo transporte.
- Mais dispendioso do que se tratasse tudo sozinho e/ou com a ajuda de familiares e amigos.
Contatos
Para facilitar a sua pesquisa inicial relativamente ao mercado de empresas de transporte e mudanças, indicamos abaixo alguns links para diretórios das mesmas, no Brasil e em Portugal. Saiba ainda que, em Portugal, existem algumas instituições sociais que oferecem o mesmo serviço, a um preço menor e com a mais-valia e que estará contribuindo para um projeto social, como a Remar ou a Despertar. No Brasil é possível realizar orçamento com as seguintes empresas de transporte e mudanças: Mudança Brasil, Sites no Brasil: Empresas de mudança, Busca Imobiliárias e Net Multibusca.