Inspiração & Ideias
Confeccione a decoração perfeita para a sua cozinha pequena
Embora possa parecer, ter uma cozinha pequena não é o fim do mundo! Se é isso que tem, terá que aproveitá-la ao máximo, em vez de se resignar ou queixar-se eternamente! Apresentamos-lhe 20 “ingredientes” para uma cozinha tamanho PP bem decorada... quem diz que o tamanho é tudo?!
- Antes da decoração propriamente dita, há que passar pela fase da organização, ou seja, dedique algum tempo à análise dos seus armários – para ver se estão devidamente arrumados de forma a não desperdiçar cada precioso centímetro – e bancada – deixe à mão apenas o que utiliza diariamente. Se encontrar objetos que estão velhos ou danificados e nunca mais usou, deite fora ou recicle-os. Se tiver espaço em outro local da casa para os livros de receitas ou para o serviço de jantar que só usa em ocasiões especiais retire-os da cozinha.
- Ao planejar o layout da sua cozinha, guarde os acessórios conforme necessita deles, ou seja, panelas, pegas e colheres de pau devem estar junto do fogão, enquanto pratos, talheres e copos devem ser guardados próximo da zona de refeição. Para uma otimização do espaço nos diferentes armários, instale divisórias e tabuleiros para uma exposição mais eficiente.
- Para criar uma cozinha com um efeito amplo e com um design apelativo, opte por armários lisos e, claro, eletrodomésticos encastráveis sempre que possível! Com tudo alinhado, a cozinha ganha espaço e um efeito visual esbelto e convidativo.
- Se tiver de optar por apenas uma pia para lavar a louça em detrimento dos habituais dois, instale um modelo que seja especialmente fundo, para um look muito interessante. Outro truque que fica bem e que não implica espaço adicional!
- A escolha da paleta de cores para a cozinha deve recair sobre os tons mais frescos e claros que aumentam, de forma natural, um espaço diminuto. Sendo assim, pinte as paredes de branco, pérola, amarelo, azul claro e lavanda, entre outros tons neutros ou pastéis, optando por um acabamento com brilho que, ao refletir mais luz, confere ao espaço maior amplitude. Se quiser ir ainda mais longe, pinte o teto da mesma cor das paredes!
- Para maximizar o espaço disponível numa cozinha minúscula, opte por colocar armários de um lado e outro. Se esta ideia não lhe agradar, aproveite apenas uma das paredes e coloque armários estreitos, do chão ao teto – vai emprestar à sua cozinha uma silhueta muito elegante e espaço não lhe vai faltar!
- Sempre que possível, pinte os armários da mesma cor das paredes para “abrir” ainda mais o espaço. Se não, escolha também cores claras para os armários, destacando-os com puxadores em materiais e/ou cores brilhantes!
- Para um toque mágico e a ilusão de uma cozinha bem maior, aplique um stencil com um motivo abstrato ou florido, ou pinte um pequeno apontamento no meio ou na esquina das portas de cada armário.
- Para fazer “crescer” os poucos metros quadrados da sua cozinha, conferindo-lhe a ilusão que é maior do que na realidade, experimente estas dicas: o acabamento das bancadas deve ser um material brilhante; o chão deve ser claro e, se conter um padrão, este deve ser diagonal; os armários com portas de vidro ou mesmo sem portas, aumentam a cozinha a “olhos vistos”.
- Tem espaço livre por cima da geladeira? Compre um braço apropriado para apoiar a televisão e fixe-o à parede, retirando-a, assim, de cima da bancada. Não tem TV na cozinha? Instale, nesse mesmo espaço, um armário para guardar os acessórios para bolos que não utiliza no dia a dia ou uma prateleira para os livros de culinária.
- Para que um espaço compacto possa ser simultaneamente estiloso, opte por pouco mobiliário, mas certifique-se que cada peça vem equipada com muitos cantos e recantos para arrumação. Lembre-se que os móveis grandes só vão dificultar a vida, já por si complicada, de uma cozinha de poucos metros quadrados.
- Felizmente, existem muitas empresas solidárias com os proprietários de cozinhas pequenas e que oferecem eletrodomésticos em tamanhos reduzidos (desde geladeira e fogões, a máquinas de lavar louça e microondas) para funcionarem na perfeição, sem destoar (ao contrário do que aconteceria se colocasse eletrodomésticos “normais” numa cozinha tamanho pequeno). Tem ainda à sua disposição, unidades completas que incorporam vários eletrodomésticos, a bancada e até o lava-louça, numa só estrutura – são as chamadas cozinhas independentes! É uma questão de pesquisar e ver o que se enquadra melhor na sua cozinha!
- Se tiver sala de jantar, evite uma mesa na cozinha para não roubar espaço que já não tem! Acostumar-se a fazer as refeições na sala de jantar é apenas uma questão de hábito… inicialmente pode parecer aborrecido ter que levar tudo para trás e para a frente, mas a verdade é que vão estar todos muito mais à vontade (arranje um bom tabuleiro para ajudar a levar mais coisas de uma só vez!) e vai queimar as calorias da sobremesa em dois tempos!
- Se, por outro lado, necessitar mesmo de uma mesa na cozinha, existem modelos que, fixados à parede, podem ser descidos apenas na hora das refeições. Igualmente práticas em termos de economia de espaço são as mesas redondas, os recantos embutidos com pequenos assentos de um lado e outro (aqui os assentos podem funcionar como baús, levantando-se o assento para revelar espaço de arrumação para louça pouco utilizada ou livros de culinária), os bancos altos e estreitos ou os bancos empilháveis (que ocupam menos centímetros do que as vulgares cadeiras!).
- Se, mesmo assim, ficar com pouco espaço de manobra, pode sempre adquirir um carrinho de apoio que funcione, simultaneamente, como bloco de arrumação, uma bancada extra ou até uma mesa para o café da manhã!
- Se o seu caso for uma kitchenette, provavelmente também estará limitado em termos de espaço. Mesmo assim, existem alguns truques para criar um toque de charme a esta divisão: vire o balcão para a sala, assim, enquanto cozinha, pode continuar convivendo com quem está na sala; se optar pela continuação do chão da sala para a cozinha, criará a ilusão de um espaço mais amplo.
- Tire o máximo partido da luz natural que invade a sua cozinha, evitando os estores ou as cortinas corridas. Para um resultado ainda mais vasto e luminoso, coloque um espelho junto da janela ou no lado oposto desta. Se não tiver muita luz natural, recorra às maravilhas da luz artificial, com a colocação de luzes sob os armários para um ambiente onde apetece estar… e cozinhar!
- Use e abuse das paredes. As barras de fixação à parede permitem, graças aos seus sistemas de ganchos, imãs ou suportes, pendurar desde xícaras e utensílios diversos, a toalhas e especiarias, aliviando, assim, a carga da bancada. Aproveite ainda a parede para fixar um quadro magnético ou de cortiça para poder pendurar todos aqueles papeizinhos que estão enchendo uma gaveta que pode servir para acolher coisas mais úteis.
- E o teto? Também pode ser um excelente aliado: pendure, a partir de suportes de teto, os seus tachos e panelas (atenção que terão de estar sempre brilhando!) ou uma planta (para dar mais vida à cozinha!); coloque um ventilador de teto ou um lustre pequeno (sim, têm de ser proporcionais à divisão senão até vai ter medo de entrar na cozinha!) – são todas ideias sublimes… experimente!
- Guarde as cores fortes para os têxteis-lar e outros pequenos apontamentos, como um tapete ou relógio de parede que, além de não ocuparem espaço, são objetos decorativos que ficam sempre bem.